Equipamentos integram o programa Itaipu Mais que Energia, que já entregou 16 veículos elétricos ao consórcio intermunicipal
Cibele Chacon
Da redação
Doze municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental Federal do Noroeste do Paraná (Comafen) agora contam com eletropostos para abastecimento de veículos elétricos. Os equipamentos fazem parte do programa Itaipu Mais que Energia, promovido pela Itaipu Binacional. A iniciativa visa estimular a renovação das frotas públicas com veículos sustentáveis, contribuindo para a redução das emissões de carbono e o cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU.
Em janeiro deste ano, o consórcio já havia recebido 16 veículos elétricos do modelo BYD Dolphin Mini. Cada município consorciado ficou com um carro, e quatro foram destinados ao uso do próprio Comafen. A instalação dos eletropostos vem garantir a autonomia e viabilidade do projeto no longo prazo.
De acordo com o coordenador geral do Comafen, João Paulo Giacobbo, a maioria dos eletropostos já está em operação. Cada eletroposto conta com cobertura, dois totens de recarga e transformador, oferecendo no total 24 plugs de carregamento em toda a região. “Eles são de 22 kilowatts de corrente alternada. Dependendo da capacidade de carga do veículo, o abastecimento pode ser mais rápido ou mais lento”, explicou. Atualmente, o abastecimento é gratuito para qualquer pessoa que utilize os pontos.
O investimento em cada eletroposto foi de R$ 39.800, sendo que a Itaipu custeou 95% do valor e os municípios arcaram com 5%, via convênio firmado entre a Itaipu Binacional e o consórcio. A manutenção ficará sob responsabilidade de cada prefeitura.
Além dos eletropostos, o projeto prevê a instalação de usinas fotovoltaicas de 65kWp em 11 dos 12 municípios participantes. “Esse projeto dialoga com a proposta da Itaipu de energia sustentável. Estamos criando uma rede regional que atende tanto o poder público quanto os cidadãos que já possuem veículos elétricos e enfrentam dificuldades para carregamento em cidades pequenas”, disse Giacobbo.