O Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná – Comafen, enviou nesta segunda-feira um ofício para o Escritório Regional do INSS de Maringá. O motivo do documento é requerer a contratação e disponibilização de um médico perito para trabalhar na unidade do INSS na cidade de Loanda.
De acordo com o ofício, tal motivação se expressa pela necessidade de atendimento à população dos municípios que integram o Consórcio, diante da ausência de um profissional na unidade. Com isso, os usuários têm que se deslocar para unidades distantes da região.
“A ausência deste profissional em nossa região tem causado diversos transtornos para nossa população. Longa fila de esperar, muitas vezes de meses, grandes deslocamentos e logística ruim, aumento das despesas. Essas são algumas das situações que nosso povo tem passado. Então como consórcio decidimos juntos batalhar e solicitar uma resolução para esta situação.”, declarou o presidente do Comafen, José Aparecido da Silva (Zé do Peixe).
Com uma população na região de aproximadamente 93 mil habitantes, esse deslocamento tem proporcionado despesas altas para os municípios e riscos de acidentes aos necessitados de perícias. Antes, o atendimento era realizado na Unidade de Loanda, mas já há algum tempo foi retirado, causando esses transtornos.
O Comafeb é constituído pelos municípios de Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná.