(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SANTA ISABEL DO IVAÍ

Comarca busca interessados em participar de apadrinhamento de crianças e adolescentes

Em Santa Isabel do Ivaí, no Noroeste do Estado, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da comarca, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a implantação do Programa de Apadrinhamento Infantil. O objetivo da iniciativa, realizada em parceria entre o Poder Judiciário, o MPPR e a Secretaria de Assistência Social do Município, é encontrar pessoas interessadas em se tornarem padrinhos e madrinhas de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, especialmente com baixa probabilidade de adoção ou de reinserção familiar.

Há duas modalidades de apadrinhamento, o afetivo e o solidário. No apadrinhamento afetivo, o interessado doa tempo e afeto para o acolhido, convivendo com ele e se tornando uma referência afetiva, ao mesmo tempo em que proporciona convivência familiar e comunitária. Contando com autorização judicial e acompanhamento técnico, esse apadrinhamento possibilita que a criança ou adolescente tenha experiências para além dos muros da instituição, o que auxilia no seu desenvolvimento socioemocional. No apadrinhamento solidário, padrinhos e madrinhas disponibilizam recursos para que o apadrinhado tenha acesso a serviços e/ou produtos variados que atendam alguma necessidade, como, por exemplo, cursos de capacitação, lanches, corte de cabelo ou passeios.

Condições – Para tornar-se um padrinho ou madrinha afetivo é necessário ser maior de 21 anos, ter pelo menos 16 anos a mais que a idade do apadrinhado, participar de avaliação e capacitação, apresentar a documentação exigida, respeitar as regras e normas colocadas pelos responsáveis do projeto/abrigo e não estar habilitado ou em processo de adoção. Já para o apadrinhamento solidário, a pessoa interessada deve ter mais de 18 anos, sem a exigência de diferença de idade em relação à criança ou adolescente apadrinhada.

Como parte do procedimento administrativo instaurado pelo MPPR para acompanhar a implantação do programa, cabe à instituição fiscalizá-lo e auxiliar na sua divulgação. As pessoas interessadas em participar do programa devem entrar em contato com a Vara da Infância da comarca, no telefone (44) 3259 7360 (ramais 7361 e 7373), ou com a Secretaria de Promoção Social de Santa Isabel do Ivaí, no número (44) 3453-2120.

Compartilhe: