(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, cumpriu agenda no Noroeste nesta quinta-feira
Foto: Ivan Fuquini
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, cumpriu agenda no Noroeste nesta quinta-feira Foto: Ivan Fuquini

CITRICULTURA

Combate ao greening em Paranavaí tem sido feito com excelência, diz secretário da Agricultura

Marcio Nunes esteve na cidade nesta quinta-feira (26) para participar da reunião da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná e falou sobre os esforços do estado para conter a doença em várias regiões

MONIQUE MANGANARO

Da Redação

Uma das regiões acometidas pelo greening, o Noroeste paranaense tem sido exemplo no trabalho de controle da principal doença que afeta a citricultura. Ações adotadas pelas autoridades fitossanitárias, aliadas ao comprometimento de toda a cadeia produtiva, têm servido como referência para outras regiões do estado que lidam com o problema. 

Em visita a Paranavaí nesta quinta-feira (26) para participar da reunião da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, considerou que o trabalho de combate ao greening desenvolvido em Paranavaí “tem sido feito com excelência”. Para ele, a cidade tem conseguido criar o que chamou de narrativa positiva, mostrando a realidade e apresentando soluções para os produtores, sem causar medo. 

Foto: Ivan Fuquini

Atualmente, o Paraná tem intensificado os esforços para controlar o avanço da doença no Vale do Ribeira, após detecção de casos nos municípios de Doutor Ulysses e Cerro Azul. Questionado, Nunes destacou a capacidade técnica das equipes empenhadas no manejo dos citros já acometidos e reforçou que o estado vai fazer um esforço grande para conter o greening naquela região. 

“Hoje, nós temos técnicos altamente treinados que têm condição de selecionar aquelas plantas que tem o greening e monitorar o vetor, o psilídeo, [fazer] a soltura das vespas, que também são as predadoras do psilídeo, então é um trabalho muito grande. O Brasil é o maior produtor e o maior exportador de suco de laranja do mundo. É uma responsabilidade nossa, do nosso sistema de defesa, fazer esse trabalho”, disse. 

Reunião com prefeitos 

Cumprindo agenda no Noroeste nesta quinta-feira, o secretário de Estado da Agricultura se reuniu com prefeitos e secretários de municípios pertencentes à Amunpar para discutir a adesão aos programas da pasta. O encontro aconteceu durante a reunião da associação, desta vez realizada na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) de Paranavaí. 

Reunião da Amunpar realizada na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) de Paranavaí
Foto: Ivan Fuquini

Entre os assuntos em pauta estava a divulgação de um programa de conservação de solos e água, de combate à erosão e de aumento de fertilidade lançado recentemente pelo Governo do Paraná. A iniciativa permite que os municípios adquiram maquinários e equipamentos agrícolas com o propósito de conservar os solos locais. “Cada um dos municípios do Paraná está recebendo R$ 3,7 milhões do governo do estado para aquisição de maquinários para poder melhorar a qualidade das nossas estradas”, citou. 

Marcio Nunes se reuniu com prefeitos e secretários de municípios pertencentes à Amunpar
Foto: Ivan Fuquini

Após o encontro, no período da tarde, o secretário se reuniria com representantes locais do IDR-PR e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) para alinhar estratégias relacionadas ao trabalho desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento na região. 

Compartilhe: