(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

OPERA PARANÁ

Comboio da Saúde traz ao Noroeste consultas e exames oftalmológicos gratuitos neste sábado

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Uma iniciativa do Governo do Paraná, o Comboio da Saúde chega à Região Noroeste neste sábado (30) trazendo consultas e exames pré-operatórios de oftalmologia. O objetivo é atender 300 pacientes dos 28 municípios pertencentes à 14ª Regional de Saúde.

Trata-se de uma estratégia para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas e levar os serviços médicos para mais perto da casa dos paranaenses, principalmente porque quase toda a demanda para esses procedimentos é de pessoas idosas.

As consultas e os exames previstos para este sábado já estão agendados pelas secretarias de Saúde dos municípios, através do Sistema Estadual de Regulação, com devido encaminhamento para cirurgias de catarata e pterígio.

A catarata é uma lesão que atinge e torna opaca a lente atrás da íris, que permite que os raios de luz atravessem e alcancem a retina a fim de formar a imagem. Já o pterígio é causado pelo crescimento de um tecido na área de exposição ocular, que pode afetar a visão caso se estenda até a região central da córnea.

O Comboio da Saúde faz parte do programa Opera Paraná, cuja proposta é expandir a oferta de serviços, a partir de parcerias com hospitais de pequenos, médios e grandes portes. No caso dos atendimentos deste sábado, o contrato do Governo do Estado é com o Hoftalon – Hospital de Olhos de Londrina, que ficará responsável pela organização dos procedimentos cirúrgicos.

A estimativa é que o Governo do Paraná realize, este ano, aproximadamente 250 mil cirurgias eletivas dentro do cronograma padrão e 60 mil com a programação extra. Ao longo da pandemia, procedimentos eletivos e consultas médicas foram suspensos, por medidas de segurança sanitária e para destinar os leitos aos pacientes com sintomas moderados e graves de Covid-19.

Serviço – A primeira etapa do Comboio Saúde (Oftalmologia), neste sábado, terá atendimentos das 9h às 15h, na sede da Regional de Saúde, na Rua Bahia, número 17, Centro. O deslocamento dos pacientes ficará a cargo dos municípios.

Compartilhe: