REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Uma iniciativa do Governo do Paraná, o Comboio da Saúde chega à Região Noroeste neste sábado (30) trazendo consultas e exames pré-operatórios de oftalmologia. O objetivo é atender 300 pacientes dos 28 municípios pertencentes à 14ª Regional de Saúde.
Trata-se de uma estratégia para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas e levar os serviços médicos para mais perto da casa dos paranaenses, principalmente porque quase toda a demanda para esses procedimentos é de pessoas idosas.
As consultas e os exames previstos para este sábado já estão agendados pelas secretarias de Saúde dos municípios, através do Sistema Estadual de Regulação, com devido encaminhamento para cirurgias de catarata e pterígio.
A catarata é uma lesão que atinge e torna opaca a lente atrás da íris, que permite que os raios de luz atravessem e alcancem a retina a fim de formar a imagem. Já o pterígio é causado pelo crescimento de um tecido na área de exposição ocular, que pode afetar a visão caso se estenda até a região central da córnea.
O Comboio da Saúde faz parte do programa Opera Paraná, cuja proposta é expandir a oferta de serviços, a partir de parcerias com hospitais de pequenos, médios e grandes portes. No caso dos atendimentos deste sábado, o contrato do Governo do Estado é com o Hoftalon – Hospital de Olhos de Londrina, que ficará responsável pela organização dos procedimentos cirúrgicos.
A estimativa é que o Governo do Paraná realize, este ano, aproximadamente 250 mil cirurgias eletivas dentro do cronograma padrão e 60 mil com a programação extra. Ao longo da pandemia, procedimentos eletivos e consultas médicas foram suspensos, por medidas de segurança sanitária e para destinar os leitos aos pacientes com sintomas moderados e graves de Covid-19.
Serviço – A primeira etapa do Comboio Saúde (Oftalmologia), neste sábado, terá atendimentos das 9h às 15h, na sede da Regional de Saúde, na Rua Bahia, número 17, Centro. O deslocamento dos pacientes ficará a cargo dos municípios.