A Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), clube que reúne a colônia nipo-brasileira de Paranavaí, dá início na noite desta sexta-feira, dia 2, ao 25º Festival da Primavera. Trata-se do segundo maior evento festivo da cidade, perdendo apenas para as exposições agropecuárias, que são realizadas em março.
A abertura oficial acontecerá às 20 horas, com a presença de autoridades e lideranças, entre elas do cônsul-geral do Japão em Curitiba (com jurisdição sobre o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Keiji Hamada, que confirmou presença. O presidente da SPDC, Antônio Teruo Kato, espera um grande público já para este primeiro dia.
O Festival da Primavera será realizado todas as noites, na sede do clube, até terça-feira da próxima semana, dia 6. A praça de alimentação será aberta sempre às 19h30, servindo os seguintes pratos: harumaki, sashimi, sushi, udon, yakisoba, sukiyaki, tempurá, yakiniku (espetinho de carne), okashi (doces orientais), Kakegoori e peixe frito.
Nos cinco dias haverá também apresentações artísticas, como o Bon Odori, Taikô, Matsuari Dance e Karaokê. Os visitantes ainda poderão visitar as exposições de flores, Orquídeas, Bonsais, Ikebana e Origamis.
Idoso – Durante a cerimônia de abertura, o presidente da SPDC, Teruo Kato, e o empresário Maurício Gehlen, presidente do Instituto que leva seu nome, assinarão um termo de cooperação técnica para a realização do Projeto Saúde do Idoso. Este projeto, que será conduzido pelo Centro de Convivência do Idoso e, inicialmente, será realizado entre os membros da colônia japonesa acima de 60 anos – o público atendido pelo CCI.
O cônsul Keiji Hamada, inclusive, estará visitando o CCI nesta sexta-feira às 17 horas. Além de visitar a estrutura oferecida aos usuários, vai conhecer mais profundamente como será o projeto a ser desenvolvido em parceria com a SPDC, já que será recepcionado pelo presidente Gehlen e a equipe técnica do projeto.