REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A partir desta sexta-feira (1º), as cores da bandeira do Brasil ocuparão lugar de destaque – desta vez, não por motivos político-partidários, mas para celebrar a Semana da Pátria. Em Paranavaí, a abertura oficial das comemorações começa às 8h30, no pátio da prefeitura, com a chegada do fogo simbólico, que permanecerá aceso durante todo o dia.
São esperados para a solenidade alunos e professores de escolas do município e representantes do Tiro de Guerra, do 8º Batalhão da PM, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público.
O primeiro ato cívico para comemorar os 201 anos da Independência do Brasil terá o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional, com a execução dos hinos Nacional e da Independência pela Orquestra Municipal. A cerimônia também será marcada pelo pronunciamento de autoridades.
Do dia 2 ao dia 6 de setembro, cada instituição poderá realizar as próprias atividades alusivas à Semana da Pátria, e não haverá cerimônias oficiais organizadas pela Prefeitura de Paranavaí.
No dia 7 de setembro, data que marca efetivamente a Independência do Brasil, a comunidade poderá acompanhar o desfile cívico militar, com início às 8h30.
Ao todo, 37 instituições participarão do evento, começando pelas organizações militares e, em seguida, as civis.
A concentração será na Rua Luiz Spigolon, equina com a Manoel Ribas, e o desfile terá o mesmo trajeto escolhido para o anos passado, contornando a Praça dos Pioneiros e passando pela Rua Edson Martins, onde estará o palco, até chegar à Antônio Felipe.
De acordo com a Secretaria de Educação, organizadora do evento, a ordem de participações no desfile será a seguinte: 8º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal e Diretoria de Trânsito (Ditran), Apae, centros de educação infantil Isbela Felippe e Aníbal Ajita, Escola Intentus e Instituto Mauricio Gehlen – Centro de Convivência do Idoso.
As escolas municipais participantes serão Cecília Meireles, Getúlio Vargas, Professora Maria Back, Santos Dumont, Ilda Campano Santini, Professora Edith Ebiner, Neusa Pereira Braga e Clemente Niehues.
As próximas apresentações serão da Ordem Demoley, da Fundação Bradesco, do Movimento Bandeirantes e dos Desbravadores e Aventureiros.
Outras escolas municipais prosseguirão com o desfile: Professora Elza Grassiotto Caselli, Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, Professor Pedro Real, Hermeto Botelho, Ayrton Senna da Silva, Jayme Canet, Dr. José Vaz de Carvalho, Dacia Figueiredo Fortes e Professora Noêmia Ribeiro do Amaral.
Depois, para finalizar, os colégios estaduais cívico-militares Flauzina Dias Viegas e Leonel Franca, o Colégio Estadual Curitiba, a Escola Municipal Santa Teresinha, a Secretaria Municipal de Esportes, a Escola Municipal Rotary Arenito e os Reliqueiros.