(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PESQUISA

Comerciantes paranaenses estão menos confiantes em março

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense caiu 2,1% em março, conforme aponta pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Com 104 pontos, o indicador ficou abaixo da média nacional, que marca 109,2 pontos e apresentou alta de 2,2% no mês.

Enquanto nas micro e pequenas empresas (até 50 funcionários) a ICEC caiu 2,2% na variação mensal, entre as médias e grandes (mais de 50 funcionários) houve elevação de 4,1%.

O fator Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) é o que mais impactou na opinião dos empreendedores paranaenses. Esse subindicador caiu 4% na variação mensal e baixou para 80,5 pontos. Por estar abaixo da margem de 100 pontos, demonstra a insatisfação dos empresários do Estado com relação ao cenário atual. Para 67,3% dos comerciantes, as Condições Atuais da Economia pioraram e 61,6% avaliam que as Condições Atuais do Setor também estão piores.

Diante de um presente menos favorável, as projeções para o futuro tendem a ser mais comedidas. E foi o que aconteceu no mês de março com o quesito Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que baixou 2,4% na comparação com fevereiro.

Ainda que em menor proporção, o fator Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) caiu 0,3%, especialmente os aportes em maquinário e estrutura (-2,7%) e na formação de estoques (-1,6%). Mesmo assim, os empresários do comércio planejam ampliar o quadro funcional, projeção que cresceu 2,8% em março.

Compartilhe: