REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Lojistas se reúnem nesta quinta-feira (14) para propor os termos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A assembleia geral extraordinária tem início às 8h30, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).
Podem participar representantes legais das empresas, proprietários, diretores gerentes ou administradores. Para votar, é necessário estar apto com a tesouraria e associado ao Sivapar.
Entre os tópicos em discussão, o calendário comercial 2022/23, a abertura e o fechamento das empresas nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol. Na primeira fase, as partidas serão nos dias 24 de novembro, às 16h, 28 de novembro, às 10 horas, e 2 de dezembro, às 16 horas.
Outro assunto a ser votado na assembleia da classe patronal é o reajuste salarial dos trabalhadores. O presidente do Sivapar, Edivaldo Cavalcante, estima que sejam aplicados 11,92%, valor equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses.
Cavalcante explica que a CCT vale para toda a região, por isso, é necessário levar em conta as especificidades do comércio de cada município. Em algumas situações, são acrescentadas cláusulas ao documento, a fim de atender o setor de forma ampla e irrestrita.
O presidente do Sivapar afirma que após a assembleia geral desta quinta-feira terão início as negociações com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom), liderado por Leila Vanda Aguiar. A expectativa é que seja possível chegar ao consenso de forma rápida e eficiente, para garantir proteção a patrões e funcionários.
A presidente do Sindoscom reforça que já enviou as propostas da categoria e aguarda a decisão dos comerciantes para definir a CCT. Espera que as conversas sejam tranquilas, como aconteceu no ano passado, quando fecharam o acordo coletivo para 2021/22.
O documento anterior teve validade até 31 de maio deste ano. Independentemente da data de conclusão da nova CCT, os termos terão valor retroativo a 1º de junho para fins legais e salariais.