Os sindicatos do Comércio Varejista (Sivapar) e dos Comerciários (Sindoscom), dentro de suas atribuições legais, entraram em acordo e anteciparam a abertura do comércio no domingo antes do Natal. Tradicionalmente o comércio funciona no último domingo anterior ao Natal. Este ano seria no dia 18. Mas a data coincide com a final da Copa do Mundo de Futebol. Por essa razão, os sindicatos anteciparam este trabalho de domingo para o próximo, dia 11. O horário será das 9 às 17 horas. Em Maringá também houve antecipação.
Tão logo os sindicatos promoveram a alteração do horário do comércio, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) deu início em estratégias pra informar a população sobre a mudança.
A entidade informou que os argumentos utilizados pelo Sivapar e pelo Sindoscom é de que, independentemente da classificação da Seleção Brasileira ou não, a final da Copa acaba mobilizando demasiadamente colaboradores e clientes, causando prejuízo ao horário já estabelecido. A situação se agrava se a Seleção Brasileira estiver classificada pra a final e mais ainda se for a campeã. “O prejuízo ainda se torna maior, sem viabilidade de retorno do horário estabelecido”, informa a entidade.
A ACIAP esclarece que o calendário comercial é uma sugestão que pode ser adotada ou não pelas empresas, respeitando a carga horária estabelecida com seus colaboradores e as definições estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho”.
De acordo com o CEO da ACIAP, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli, “o estabelecimento, regimento e homologação legal do calendário e a convenção coletiva de trabalho é de responsabilidade dos Sindicatos. Cabe à nossa entidade a criação e execução de estratégias de atração de clientes que melhorem o ambiente de negócios e a performance de vendas dos associados como campanhas de sorteio e fomento, treinamentos, divulgações e marketing do calendário comercial, etc”.
FONTE: Aciap