(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

BLACK FRIDAY

Comércio de Paranavaí atende em horário especial nesta sexta e sábado

Principal campanha de promoções do ano, a Black Friday exige atenção dos consumidores. O coordenador do Procon de Paranavaí faz orientações para compras seguras

Reconhecida pelos grandes descontos e abundância de ofertas, a Brack Friday, que ocorre oficialmente nesta sexta-feira (28), promete movimentar o comércio de Paranavaí. As boas condições de compras anunciadas há semanas pelos lojistas devem atrair os consumidores que reservaram parte do orçamento para as compras de fim de ano. 

Para estimular o comércio local, as lojas do Centro e dos bairros vão atender em horário especial nesta sexta e sábado (29). O calendário comercial de Paranavaí, definido por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, indica que nesta sexta o comércio fica aberto das 9h às 22h. No sábado, as lojas têm atendimento ao público das 9 da manhã às 17h. 

Mas o momento exige atenção. A época oportuna para satisfazer todos os desejos consumistas pode se transformar em dor de cabeça e frustração caso o consumidor seja vítima de fraudes. 

Coordenador do Procon de Paranavaí, Alexandre Costa Santos faz orientações para a população realizar compras seguras e evitar golpes. 

Pesquise e suspeite de descontos milagrosos

De acordo com Santos, a recomendação é que o consumidor faça compras em empresas idôneas e desconfie de ofertas extremamente atrativas. “Sempre orientamos que seja feita uma busca pela credibilidade da empresa, tanto no mundo virtual quanto no físico. Evitar também a questão de acreditar em desconto milagroso. Descontos de 80%, 90%, são indícios de que aquele produto pode não existir ou estar com algum problema”, cita. 

Alexandre Costa Santos, coordenador do Procon de Paranavaí
Foto: Ivan Fuquini
Troca de produtos

Apesar de muito comum, a prática de trocas em lojas físicas não é uma obrigação dos comerciantes na maioria dos casos. Segundo o Procon, a substituição só se torna obrigatória em razão de vício ou defeito do produto. 

A orientação ao consumidor, então, é escolher com cuidado antes de efetuar a compra. “Sempre se atentar se aquele produto é aquilo mesmo que [a pessoa] quer. Se é o tamanho, a cor, o produto com a descrição exata que ela quer. Sempre conversar com a empresa sobre a questão de troca, pedir para que seja anotado na nota fiscal ou, então, no comprovante de compra que aquela empresa realiza a troca. Do contrário, não seria possível a troca se não for uma boa vontade da empresa”, detalha. 

Como comprar online com segurança?

Se decidir fazer compras pela internet, vale se certificar que se trata de um site confiável e, mais uma vez, não acreditar em descontos milagrosos, orienta o Procon. Santos chama atenção para a grande quantidade de sites fraudulentos que se passam por empresas de renome para enganar os consumidores. 

Detalhes básicos na composição da página podem ser um indicativo para o golpe. “A [dica] mais básica é você conferir o link, se é realmente o da empresa. Verificar se tem as certificações de segurança no rodapé, se a qualidade da imagem do site está realmente bem feita, porque a gente percebe que o golpista não tem esse zelo com a qualidade da apresentação. Quando você olha todos esses detalhes é fácil identificar que aquilo é um golpe”. 

Grandes descontos e a abundância de ofertas devem atrair os consumidores
Foto: Ivan Fuquini
Direito de arrependimento

No caso das compras online, o consumidor está amparado pelo direito de arrependimento, que o permite fazer a devolução do produto ou serviço. No entanto, é preciso ficar atento e respeitar os prazos. 

O período é de sete dias. Na compra de um bem, o prazo vale a partir do recebimento. Em caso de aquisição de um serviço, os dias serão contados a partir da disponibilização. A declaração do arrependimento precisa ser feita diretamente com o fornecedor. 

“Nós ressaltamos que existem alguns itens que sempre causam dúvidas, se são ou não um caso de arrependimento. Porque a partir do momento que você abre um perfume, um cosmético, é difícil devolver porque acaba virando um prejuízo para o fornecedor. Por isso a gente volta à primeira dica: tenha certeza do que você vai adquirir”, recomenda Santos. 

Como registrar uma reclamação?

Caso se sinta lesado, o consumidor tem direito a registrar uma reclamação junto ao Procon. Para isso, precisa estar munido de documentos pessoais, comprovante de residência e da documentação referente à compra efetuada. 

O coordenador do Procon orienta, porém, que antes de apresentar qualquer queixa, o consumidor deve procurar o fornecedor e tentar um acordo. “Não sendo atendida a demanda ou se ela se sentir insatisfeita com a resposta da empresa, ela pode procurar o Procon.”

O Procon de Paranavaí fica localizado na Rua Antônio Felipe, 917, no Centro. O telefone da unidade é (44) 3902-1055. 

Fonte: Monique Manganaro - Da Redação

Compartilhe: