REINALDO SILVA
Da Redação
As compras para o Dias das Crianças já começaram em Paranavaí. A comemoração de 12 de outubro, portanto no próximo domingo, tem importante apelo de consumo, o que favorece o comércio. Dentro dessa perspectiva, a expectativa é de crescimento de 10% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado.
Proprietária da empresa Cantinho das Variedades, no Jardim Ipê, Sandra Celeste Kiihl aponta o Dia das Crianças como uma das principais datas festivas do ano, atrás apenas do Dia das Mães. A loja tem artigos de utilidade doméstica, peças de vestuário, dispositivos eletrônicos e, lógico, itens da linha infantil. Os brinquedos são os mais procurados.

Foto: Ivan Fuquini
Mais do que pais e mães, avós e tios formam o grupo de clientes mais frequentes nesta época do ano. O valor das compras varia de acordo com o item escolhido, mas a empresária garante que há opções para todos.
Sandra Celeste Kiihl está confiante. “A expectativa para estes próximos dias é grande. Acreditamos que teremos boas vendas.” Ela aposta na variedade de produtos e no atendimento diferenciado, aquele que valoriza os clientes, para alcançar o objetivo de superar os números de 2024.
O otimismo também acompanha Jeferson Machado da Silva, dono da empresa Maxado Kids, no Jardim Ipê. A movimentação dos consumidores começou na semana passada, principalmente em razão da programação das escolas. Durante a Semana da Criança, há diferentes atividades, por exemplo, o dia da meia maluca, o dia do cabelo maluco e o dia da fantasia.
Ele avalia que o momento é oportuno para o comércio. O Dia das Crianças, diz o empresário, mexe com o lado emocional de pais, mães, avós e tios. A expectativa é superar as vendas do ano passado.

Foto: Ivan Fuquini
A orientação dada aos clientes é que não deixem as compras para a última hora. A antecedência oportuniza maior variedade de produtos e torna possível comprar com mais calma. Sábado (11), véspera da data comemorativa, promete ser um dia bastante movimentado.
Aciap
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Ed Wilson, afirma que a projeção de 10% a 15% está baseada nos números alcançados em outras datas importantes para o setor ao longo deste ano, caso do Dia das Mães e do Dia dos Pais.
O funcionamento das lojas no sábado até as 17h, assim estabelecido para os dois fins de semana do mês, também deverá contribuir para a atração de consumidores não só de Paranavaí, mas de outros municípios da região.
A sugestão do presidente da Aciap – e ainda dá tempo de segui-la – é que os lojistas decorem as vitrines e transformem as empresas em ambientes acolhedores. Para os consumidores, Ed Wilson faz um pedido: “Valorizem o comércio local, deem oportunidade para aquele vendedor que vocês conhecem”.

Foto: Ivan Fuquini