REINALDO SILVA
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A semana do Dia das Mães trouxe resultado positivo para o comércio de Paranavaí. No período de 8 a 13 de maio, as vendas cresceram 12,4% em relação ao período correspondente de 2022. Fatores econômicos e climáticos contribuíram com o desempenho favorável do setor.
Quem explica a análise é o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli.
“O cenário econômico atual tem favorecido para o resultado. Hoje o dólar está abaixo dos R$ 5,00 e isso impacta diretamente nos preços dos produtos e também na capacidade de compra do consumidor.”
De acordo com Scarabelli, outro aspecto importante nesse contexto foi a chegada do frio “na hora certa”. Afirmou: “O clima interfere bastante no comportamento do consumidor. Vimos o centro comercial muito movimentado, especialmente os estabelecimentos gastronômicos”.
É o segundo ano consecutivo de números positivos. Em 2022 a Aciap calculou variação de 17,16% em relação ao ano anterior.
Cabe lembrar que 2020 e 2021 foram marcados pelas restrições sanitárias que tinham como objetivo evitar aglomerações de pessoas e reduzir os riscos de transmissão do coronavírus. No primeiro ano da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Paranavaí chegou a decretar o fechamento das lojas, a princípio totalmente, depois em horário diferenciado.
Além das mudanças na rotina de atendimentos, os meses mais severos da crise sanitária provocaram dificuldades econômicas, com demissões de trabalhadores em diferentes setores e altas nos preços.
Os registros de 2022 e 2023 às vésperas do Dia das Mães apontam para a recuperação do comércio.
O Dia das Mães é uma das principais datas comemorativas para o comércio. Perde apenas para o Natal e eventualmente para a campanha Black Friday.
Desta vez, a semana que antecedeu a data comemorativa foi muito além dos números alcançados ao longo do primeiro quadrimestre de 2023: de 1º de janeiro a 30 de abril, o comércio de Paranavaí apresentou elevação de 1,7% em relação ao mesmo recorte do ano anterior.