(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ECONOMIA

Comércio de Paranavaí registra alta de 12,4% nas vendas para o Dia das Mães

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A semana do Dia das Mães trouxe resultado positivo para o comércio de Paranavaí. No período de 8 a 13 de maio, as vendas cresceram 12,4% em relação ao período correspondente de 2022. Fatores econômicos e climáticos contribuíram com o desempenho favorável do setor.

Quem explica a análise é o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli.

“O cenário econômico atual tem favorecido para o resultado. Hoje o dólar está abaixo dos R$ 5,00 e isso impacta diretamente nos preços dos produtos e também na capacidade de compra do consumidor.”

De acordo com Scarabelli, outro aspecto importante nesse contexto foi a chegada do frio “na hora certa”. Afirmou: “O clima interfere bastante no comportamento do consumidor. Vimos o centro comercial muito movimentado, especialmente os estabelecimentos gastronômicos”.

É o segundo ano consecutivo de números positivos. Em 2022 a Aciap calculou variação de 17,16% em relação ao ano anterior.

Cabe lembrar que 2020 e 2021 foram marcados pelas restrições sanitárias que tinham como objetivo evitar aglomerações de pessoas e reduzir os riscos de transmissão do coronavírus. No primeiro ano da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Paranavaí chegou a decretar o fechamento das lojas, a princípio totalmente, depois em horário diferenciado.

Além das mudanças na rotina de atendimentos, os meses mais severos da crise sanitária provocaram dificuldades econômicas, com demissões de trabalhadores em diferentes setores e altas nos preços.

Os registros de 2022 e 2023 às vésperas do Dia das Mães apontam para a recuperação do comércio.

O Dia das Mães é uma das principais datas comemorativas para o comércio. Perde apenas para o Natal e eventualmente para a campanha Black Friday.

Desta vez, a semana que antecedeu a data comemorativa foi muito além dos números alcançados ao longo do primeiro quadrimestre de 2023: de 1º de janeiro a 30 de abril, o comércio de Paranavaí apresentou elevação de 1,7% em relação ao mesmo recorte do ano anterior.

É o segundo ano consecutivo de resultados positivos para o setor
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: