Lojas do comércio de Paranavaí já começaram a preparação para mais uma data comemorativa que movimenta o setor: o Dia dos Pais. Quem passeou pelas ruas centrais da cidade pôde ver promoções e uma comunicação comemorativa, que começa a atrair os consumidores a pensarem naquele presente especial.
Análise divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que as vendas para o Dia dos Pais neste ano devem alcançar R$ 7,7 bilhões. Caso confirmado, o número pode representar um aumento de 4,7% em comparação a 2023.
A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) revela grande expectativa pelas vendas neste período, uma das datas mais importantes do calendário para os comerciantes. A previsão da entidade é que a movimentação no varejo mantenha ou até mesmo supere o crescimento obtido nos últimos anos.
“Os lojistas têm se empenhado em promover os produtos voltados para esta data, expondo em suas vitrines e fazendo decorações alusivas ao Dia dos Pais. Divulgação de produtos nas redes sociais também já estão sendo impulsionadas pelos lojistas”, afirma a consultora comercial da Aciap Margareth Pereira Jandre.
A divulgação de lançamentos e promoções tem resultado numa maior procura dos consumidores. É o que identificou Ana Carolina, consultora de vendas de uma loja de itens de perfumaria. “Nas últimas semanas nós já tivemos uma procura maior de novidades, lançamentos e promoções. O pessoal está começando a pesquisar para, quando chegarmos na semana [do Dia dos Pais], fazer as compras”, considera.
De acordo com a Aciap, quando comparado às demais datas comemorativas do ano, o Dia dos Pais não é um dos períodos com vendas mais robustas para o comércio. Contudo, a associação percebeu um crescimento exponencial nos últimos anos, colocando a data entre uma das mais rentáveis para os lojistas.
O maior interesse do público refletiu diretamente no planejamento dos varejistas, que agora esperam mais movimentação e, por isso, apostam em estoques mais completos. Gerente de uma loja do segmento de vestuário, Josiane Neves Batista diz que a previsão de crescimento da empresa neste ano é de aproximadamente 20% em relação ao ano passado. “A gente se preparou para isso”, revela.
HORÁRIO ESPECIAL, INCENTIVO PARA AS COMPRAS
A consultora comercial da Aciap Margareth Pereira Jandre reforça que a Aciap desenvolve um trabalho de divulgação do comércio local para fomentar todas as datas comemorativas, incluindo o Dia dos Pais. Além disso, a entidade também incentiva o atendimento dos lojistas durante os horários especiais adotados na véspera dessas datas.
Para a gerente Josiane Neves Batista, a estratégia gera resultados concretos todos os anos. De acordo com ela, o horário especial do comércio praticado em Paranavaí é um grande incentivo para os consumidores comprarem mais, alavancando as vendas.