REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os lojistas de Paranavaí estão otimistas. As vendas para o Dia dos Pais prometem resultados superiores aos registrados no mesmo período do ano passado, quando a pandemia de Covid-19 ainda impunha restrições de circulação de pessoas, a fim de impedir a disseminação da doença. Desta vez, com a crise sanitária controlada, os estabelecimentos do Centro e dos bairros terão horário diferenciado de atendimento: das 9h às 22 na sexta-feira e das 9h às 17 no sábado.
A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) projeta crescimento de 8% a 12%. O percentual leva em conta a comparação de 2021 com 2020 – a variação foi positiva, 8,6%. As datas comemorativas anteriores também garantiram números favoráveis para a economia de Paranavaí. No Dia das Mães, por exemplo, as vendas deste ano foram 17,16% superiores às do ano passado. Foi o melhor resultado dos últimos quatro anos.
Gerente da Aqua Sea Magazine, Luciane Hochsprung disse que até a tarde desta quarta-feira (10), o volume de comercialização já era equivalente ao de 2021. Os próximos dias deverão trazer índices ainda mais positivos para a loja do Jardim São Jorge. Normalmente, sextas-feiras e sábados representam até 35% das vendas da semana. Agora, com horário estendido nos dois dias, a tendência é ampliar os percentuais.
Luciane aposta na variedade como aspecto diferencial, motivo para atrair consumidores não somente do bairro, mas de outras partes da cidade. Há roupas, calçados, acessórios e enxovais, tudo com preços acessíveis e marcas conhecidas que agradam a clientela. A gerente cita calças jeans a partir de R$ 39 e camisetas de R$ 28. A linha masculina tem uma infinidade de itens, afirma.
A comerciante Gabriela de Oliveira Ferreira Dias espera importante incremento nas vendas a partir desta quinta-feira (11) e lembra que é costume dos brasileiros deixar as compras para os últimos dias. A perspectiva de crescimento é animadora: pode chegar a 80% na comparação com o ano passado.
Gabriela é enfática: relógios são ótimos presentes para os pais. Apesar das tecnologias digitais e do uso de telefones celulares para inúmeras atividades do dia a dia, inclusive para conferir as horas, os relógios ainda são preferidos por muitos homens e mulheres. Para os papais mais jovens, ela sugere pulseiras de couro e design moderno; para os mais conservadores, relógios de metal.
O gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, aponta o Dia dos Pais como o quarto melhor período de vendas para o comércio de Paranavaí, atrás do Natal, da Black Friday e do Dia das Mães. Nesta época, muitas lojas estão se preparando para o fim do inverno e a chegada da coleção de primavera. É propícia para oferecer descontos e promover campanhas de queima de estoque que atraiam os clientes.