REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Três dias de grandes descontos e horários diferenciados de atendimento. Por causa da campanha Black Friday, as lojas de Paranavaí abrem das 9h às 22h hoje e amanhã (25 e 26) e das 9h às 17h no sábado (27). Trata-se do segundo melhor período de vendas para o comércio local, atrás apenas do Natal, e a expectativa é alcançar acréscimo de 7% a 10% em relação ao mesmo período de 2020. A tendência de recuperação econômica no cenário nacional é favorável para o setor também em âmbito local.
Neste ano, a Prefeitura de Paranavaí autorizou o uso das calçadas para colocar gôndolas, bancas e manequins, estratégia que tem como objetivo facilitar o acesso dos consumidores aos produtos à venda. Aos lojistas, cabe a orientação: apesar da liberação para utilizar os passeios públicos, é necessário manter espaço suficiente para o trânsito de pedestres.
Pensando em garantir que os direitos dos consumidores sejam garantidos nestes três dias de Black Friday, o coordenador do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana, disse que a equipe estará atenta às condutas dos estabelecimentos comerciais. “Porém, diante da enorme quantidade de produtos e estabelecimentos em relação ao quadro de funcionários, enfatizamos que o maior fiscal é o próprio consumidor, que poderá realizar o monitoramento dos preços e nos contatar em casos de indícios de irregularidades.”
Não é aceitável, por exemplo, que nos dias da campanha as empresas dobrem o valor do produto e divulguem desconto de 50%, ou seja, sem qualquer redução do preço. “É importante que se faça o monitoramento, a fim de caracterizar este abuso”, destacou Balliana. Explicou que a comprovação pode ser feita por fotos, e-mails e conversas por aplicativos, desde que seja possível constatar que houve elevação em virtude da campanha “para ‘mascarar’ o desconto concedido”.
Considerando que não existe tabelamento de preços em relação à maioria dos produtos, é comum que os estabelecimentos pratiquem valores diferentes. “Desta forma, a pesquisa de preços se torna extremamente importante, a fim de garantir melhores condições no ato da compra e possível economia”, resumiu o coordenador do Procon de Paranavaí. Outra dica é para os consumidores é analisarem a real importância da aquisição, assim, evitam o consumo por impulso, “muitas vezes algo que, de fato, não necessitam”.
Via de regra, todos os descontos divulgados pela empresa devem ser cumpridos. Há algumas exceções, como quando se trata de um erro evidente. Basta pensar em um televisor que tem seu preço de mercado em torno de R$ 3.000, mas o anúncio é de R$ 300, muito abaixo do valor praticado usualmente. “Neste sentido, com base no princípio da boa-fé, entende-se pela não obrigatoriedade do cumprimento da oferta”, informou Balliana.
Serviço – Na dúvida, basta entrar em contato com a equipe do Procon, independentemente de ter ou não direito efetivo ou não. O órgão de defesa do consumidor fica na Rua Antônio Felipe, 917, Centro. O telefone para contato é (44) 3902-1055.