O varejo projeta um Natal mais forte este ano. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima crescimento de 2,1% nas vendas em relação ao ano passado, com faturamento acima de R$ 72 bilhões. Se a projeção se confirmar, será o melhor desempenho desde 2014, quando o setor movimentou R$ 77,26 bilhões.
Do lado do consumidor, o sentimento também é positivo. Um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil mostra que 76% das pessoas pretendem comprar presentes. A expectativa é que 124,3 milhões de brasileiros irão às lojas, com média de quatro presentes por pessoa. Nas classes A e B, essa média sobe para cinco, com gasto médio de R$ 174 por item.

Foto: Ivan Fuquini
Comportamento do consumidor
A pesquisa da CNDL indica ainda que 38% dos entrevistados pretendem comprar o mesmo número de presentes do último Natal, enquanto 31% planejam comprar mais e 20% planejam comprar menos. Para 41%, os gastos totais neste ano devem aumentar. Entre os motivos citados estão optar por um presente de maior valor, perceber preços mais altos ou ter economizado ao longo do ano.
Filhos seguem no topo da lista de presenteados, com 58% das citações, seguidos de mães, cônjuges, pais e irmãos. Já em relação ao presente mais caro, 28% dizem que será para os filhos, 19% para o cônjuge e 18% para as mães.
As lojas físicas continuam sendo o principal canal, apontadas por 75% dos consumidores. Mesmo assim, o comércio online mantém força: 58% pretendem comprar ao menos um presente pela internet. Em média, 70% dos presentes devem ser adquiridos online.




