REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Tribunal Superior do Trabalho explica que Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas não são feriados nacionais. Por isso, só é dia de folga nos estados e nos municípios em que houver lei específica ou se a informação constar da convenção coletiva de trabalho (CCT). Não é o caso de Paranavaí.
De acordo com a CCT do comércio, as lojas do Centro e dos bairros de Paranavaí abrirão normalmente terça (13) e quarta-feira (14), das 8h às 18h. No entanto, na segunda-feira (12) não haverá expediente: a data foi escolhida para compensação da jornada de trabalho no dia 24 de dezembro de 2023, véspera de Natal, um domingo.
Antes, neste sábado (10), os estabelecimentos comerciais da cidade atendem em horário estendido, das 9h às 17h, em razão da campanha Big Bang, desenvolvida pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). A ação tem como principal objetivo garantir aos lojistas uma oportunidade diferenciada de liquidar os estoques e renovar as coleções. Para os clientes, a promessa é de descontos que chegam a até 70%.
A CCT também permite o funcionamento normal das empresas do setor supermercadista. Portanto, estão liberadas para abrir sábado, segunda, terça e quarta-feira das 7h às 22h; no domingo (11), das 7h às 20h.
Em relação a agências bancárias e cooperativas de crédito, o calendário da Federação Brasileira de Bacos (Febraban), definido pelo Conselho Monetário Nacional, não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional. Também entram na lista segunda e terça de Carnaval.
Já na Quarta-Feira de Cinzas, o início do expediente em agências bancárias e cooperativas de crédito será às 12h.
Serviços municipais – Conforme divulgado pela Prefeitura de Paranavaí, segunda e terça são consideradas pontos facultativos para os serviços públicos municipais, por isso a maioria das repartições não terá expediente nos dois dias, voltando a atender normalmente na quarta, às 8h.
Os centros municipais de educação infantil (CMEIs) seguirão os mesmos horários de funcionamento de rotina tanto segunda quanto terça. Já as escolas municipais estarão fechadas nos dois dias e voltarão a abrir as portas para os alunos na quarta.
Na área da Saúde, a situação de epidemia de dengue levou a Administração Municipal a manter a maior parte dos serviços de atendimento à população, mesmo nos dias de recesso.
A UBS Centro abrirá nos dois dias das 7h às 22h. A UBS Coloninha, das 7h às 17h. A Farmácia Municipal do Centro, das 11h às 17h. A UBS Graciosa atenderá somente na segunda-feira, das 7h30 às 12h30
Secretaria de Saúde, unidades do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (Sinas), Vigilância em Saúde e Academia funcionarão das 7h30 às 12h30.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) atenderá apenas terça-feira, das 7h às 12h.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), provisoriamente levada ao Jardim Morumbi, em ala da Santa Casa, não interromperá as atividades.
Limpeza – As coletas de lixo doméstico e de lixo reciclável e os serviços de varrição seguirão o cronograma usual segunda e terça-feira. A única alteração é que na segunda o turno que começaria às 15h30 será antecipado para as 14h.
Diário do Noroeste – Em razão do recesso de Carnaval, o Diário do Noroeste não terá atendimento no balcão para atender à demanda da versão impressa segunda e terça-feira, retornando quarta-feira, com veiculação regular a partir de quinta-feira (15). A versão digital seguirá normalmente todos os dias.