As vendas do varejo físico brasileiro cresceram 1,3% em setembro na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, essa foi a alta mais significativa registrada neste ano até agora.
“Embora esta tenha sido a variação mais positiva registrada em 2024 até o momento, os números da atividade do comércio físico devem ser bastante variáveis ao longo do ano. O setor continua enfrentando desafios, pois o poder de compra dos consumidores é impactado pela inflação e pelos juros que estão subindo e pesam no bolso da população. Além disso, muitos brasileiros estão em situação de inadimplência. Sem uma melhora mais consistente na renda dos consumidores, os aumentos nos gastos deverão continuar bastante modestos nos próximos meses”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
A análise por setor revelou que “Veículos, Motos e Peças”, marcou o maior crescimento em setembro, de 2,5%. “Combustíveis e Lubrificantes” (-0,9%) e “Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios” (-0,7%) foram os segmentos que registraram baixa no período.
VARIAÇÃO ANUAL MOSTROU AUMENTO – No comparativo entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento das vendas do comércio físico foi de 3,7%.
O setor de “Veículos, Motos e Peças” teve a maior expansão, de 8,1%, seguido por “Combustíveis e Lubrificantes” (7,4%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (3,3%), “Material de Construção” (3,1%), “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,6%) e “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (0,8%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
METODOLOGIA – O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.