Propositalmente colocado em junho, mês tradicionalmente fraco para o comércio e que também se comemora o santo casamenteiro (Santo Antônio), o dia 12 de junho tornou-se data importante para a economia brasileira, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Agora, após dois anos de pandemia e restrições sociais, a expetativa é de que os brasileiros invistam mais em presentes para o Dia dos Namorados.
“O Dia dos Namorados 2022 certamente será melhor que 2021 e 2020, em especial para os restaurantes. Isso porque, até o momento, não há sinais consistentes de que a obrigatoriedade do uso de máscara voltará, então teremos jantar especial no Dia dos Namorados”, comenta Christian Bundt, Membro do Comitê de Economia do ISAE Escola de Negócios.
Muitas pesquisas, em especial das regionais estaduais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), apontam crescimento de até 25%, em média nas vendas relativas à data. Ponto que chama atenção nas pesquisas é o valor a ser gasto, até R$200,00, bem maior que em outros anos. “Esse aumento é explicado pela alta dos preços de diversos produtos e serviços que se apresentam, em especial, neste ano”, diz. Na parte superior da lista dos presentes preferidos pelos compradores estão as roupas, perfumes, cosméticos, chocolates e, é claro, jantares e cafés da manhã.
Segundo o especialista, a dica para restaurantes é unir fornecedores em torno da experiência que pode ser proporcionada ao cliente. “Parcerias com empresas de bebidas são comuns, mas pode-se agregar aqui as empresas de bebidas menos convencionais para a data, como café, e até de alimentos exóticos e produtos e serviços complementares, como cosméticos e motéis”, sugere. “Outro ponto interessante é estimular os jantares ou almoços em datas próximas e até usando o comércio eletrônico para a encomenda e entrega de menus especiais em casa, visto que é uma tendência forte”, complementa Christian Bundt.