(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
A deputada cantora Mara Lima (Republicanos) é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa
FOTO: Valdir Amaral/Alep
A deputada cantora Mara Lima (Republicanos) é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa FOTO: Valdir Amaral/Alep

ASSEMLEIA

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher apresenta balanço do semestre

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher apresentou os dados do Relatório das Atividades do 1° Semestre de 2023. Foram realizadas sete reuniões e analisados dez Projeto de Lei e um Projeto de Resolução.

Entre os projetos que tiveram parecer favorável estão matérias que atendem demandas da gestante e de mulheres que precisam de atendimento médico e hospitalar; o PL 01/2023, que dispõe sobre a violência obstétrica, o projeto que assegura o direito das mulheres de terem acompanhante em consultas e exames (PL 478/2022) e o que estabelece que hospitais e maternidades ofereçam aos pais e ou responsáveis de recém-nascidos, orientações e treinamento para primeiros socorros (PL 628/2017).

Destaca-se ainda o Projeto de Lei nº 272023, que cria o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, de autoria do Poder Executivo, e o Projeto de Resolução nº 02/2023, que institui no Estado do Paraná o prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima.

“O trabalho da Comissão é parte de uma revolução nas relações abusivas que se perpetuam ao longo do tempo. Nesses 12 anos, realizamos diversas audiências públicas e aprovamos dezenas de projetos de lei para combater a violência contra a mulher. Além do respaldo legal, o trabalho de conscientização é muito importante. É uma mudança cultural e precisamos da ajuda de toda a sociedade, porque sozinho não se consegue nada”, avaliou a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão.

Campanhas e Datas Comemorativas

No primeiro semestre, projetos que instituem campanhas e datas comemorativas no Estado do Paraná também tiveram parecer favorável da Comissão da Mulher.

Em destaque o Projeto de Lei nº 368/2023, de autoria da deputada cantora Mara Lima, que institui a Semana Estadual de Combate à Violência Doméstica e Sexual Contra a Mulher, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de agosto.

Foram aprovados ainda:

Projeto de Lei nº 71/2023, que institui o “Dia da Mulher na Ciência”.

Projeto de Lei nº 158/2023, que institui o “Dia da Mulher Agricultora no Estado do Paraná”.

12 anos de história

Em maio deste ano, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher completou 12 anos de história.

Desde o início dos trabalhos da Comissão, diversas leis para a proteção da mulher foram aprovadas pelos deputados estaduais do Paraná. Algumas ganharam destaque como o “Código Sinal Vermelho” (Lei nº 20.595/2021), a “Semana Mulheres Pela Paz” (Lei nº 19.622/18), a “Campanha Estadual 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”(Lei nº 20.234/ 2020), e o Aplicativo Salve Maria (Lei nº 20149/2020), de autoria da deputada cantora Mara Lima, que prevê o uso das tecnologias na proteção da mulher vítima de agressão.

Outros projetos seguem em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, como o “Auxílio Maria da Penha” (Projeto de Lei nº 41/2023), que estabelece um auxílio social à mulher vítima de violência doméstica e familiar para que ela não dependa financeiramente do agressor.

Compartilhe: