Lançada em 8 de março do ano passado, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Paranavaí será oficializada no próximo dia 12. “Tivemos alguns problemas neste período, mas aceitei ser uma das coordenadoras, convidei mais algumas mulheres e agora vamos formalizar a entidade”, diz Talita Cristina Pereira, esposa de produtor rural e que também atua no agro (comercialização de grãos).
Segundo ela, no dia 12 serão definidos os objetivos da Comissão, como vai funcionar e como pode atuar para fortalecer o agro. Para tanto, Talita pretende convidar para o encontro presidentes de comissões de mulheres de sindicatos rurais da região. “Vamos aprender com quem já tem experiência”, diz a coordenadora.
Para ela as esposas e filhas de produtores precisam saber da importância dos sindicatos rurais, das federações da agricultura e da Confederação Nacional da Agricultura para o setor. “São estas entidades que nos representam e lutam para o fortalecimento do setor”.
Na busca de mulheres para participar da Comissão, Talita diz que quer atrair pessoas que ainda não estão ligadas ao Sindicato. “Precisamos trazer mais pessoas para dentro do Sindicato”, defende.
Conectadas – Embora ainda não formalizado, a Comissão realizou esta semana sua primeira atividade. Um grupo de mulheres de Paranavaí participou do evento “Conectadas”, promovido pela Cocamar Máquinas. Foi uma oportunidade para conhecerem as novas tecnologias que são empregadas no campo. O evento foi realizado numa propriedade rural no município de Floresta, vizinha a Maringá.