(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PURA MAGIA

Como o som sai de “dentro”o disco de vinil?

Há um tuíte que viralizou nas redes sociais de um internauta perguntando como o som sai de dentro do disco de vinil. “Nunca vai entrar na minha cabeça como um disco de vinil SAI SOM (sic), não importa o quanto me expliquem. Não entendo o sulco, a agulha. Não entendo. Para mim, beira o misticismo mesmo”, escreveu “joy”.

Breve resumo 

Quando o LP gira, uma agulha se move pelas microranhuras impressas na superfície do disco. Dessa forma, ela lê as informações ali contidas. 

A leitura gera um sinal elétrico que é transferido para um amplificador. Dali, o sinal é conduzido para alto-falantes do sistema de som, onde a “magia” acontece e a música é reproduzida. 

Além disso, discos funcionam porque possuem sulcos. Nada mais do que as ondas sonoras impressas em uma superfície plana (o vinil). É simplesmente a impressão digital de uma música. 

Produzido com um material como diamante ou safira, que são ultra resistentes, a ponta da agulha é conectada a uma barra de metal acoplada a uma capsula, que funciona como o cérebro do toca discos. 

Detalhe de uma agulha milimétrica passando pelos sulcos de um disco - Reprodução - Reprodução
Ranhuras em um disco de vinil. Incrível, né!?

É essa cápsula que transforma a energia física em sinal elétrico e gera o som.

Compartilhe: