Com a proximidade do final do ano as empresas começam a buscar profissionais temporários no mercado. Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), revelam que o mercado deverá gerar 565 mil vagas de emprego temporárias no país até o final do ano. A perspectiva é 20% maior do que o ano passado, quando foram criadas 471.300 vagas.
O professor do curso de A dministração da Pitágoras Unopar, Renan Laffranchi, explica que para se destacar o profissional precisa estar alinhado com o seu objetivo. “Mantenha todo o foco na vaga que está em questão. Mesmo que você tenha uma profissão diferente daquela que está sendo ofertada se coloque à disposição para aprender a função. A maioria das vagas temporárias não exige experiência, essa é uma grande vantagem para quem busca uma nova oportunidade”, destaca o professor.
Com a retomada econômica, Laffranchi alerta que muitas empresas deverão efetivar os funcionários temporários. “Normalmente 20% dos funcionários temporários acabam sendo efetivados e agora essa possibilidade é real já que muitas empresas voltaram a contratar após um longo período de demissões. O trabalhador temporário deve entrar no trabalho dando o máximo de si e não pensar que aquilo é um trabalho transitório, mas sim uma oportunidade de ser efetivado. Tendo isso em mente a chance da efetivação aumenta”, explica o especialista.
Para auxiliar quem busca uma nova oportunidade, o professor elencou seis dicas importantes de como obter destaque nos processos seletivos:
1- Redes Sociais
Hoje, as redes sociais são como uma janela onde conseguimos observar diversos horizontes, que nos permite buscar novas oportunidades ou até mesmo encontrar o caminho mais fácil e seguro para o desenvolvimento profissional e o tão sonhado “emprego dos sonhos”. Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, nos permitem adentrar no mundo profissional através de um clique, e assim é possível criar um perfil profissional moldado nas tendências de mercado, exigindo atualização e manutenção constantes, baseadas no que o mercado está necessitando naquele certo momento.
2- Preparo do CV
Preparar o currículo sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores. Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador e assim a chance de obter sucesso cresce ainda mais. Coloque habilidades e conhecimentos em destaque, isso vai ajudar muito o recrutador a encontrar diferenciais que sejam do seu interesse.
3- Cadastramento do CV em sites de Recrutamento
Com o currículo já pronto, é interessante cadastrá-lo nos principais sites de seleção da sua região e em sites de recrutamento nacionais, aumentando assim as chances de conquistar o tão sonhado emprego. Lembre-se, “Só quem é visto, é lembrado”. Seja atento, preencha todas as questões e não deixe, em nenhum momento, de atualizar seu status nas plataformas em que se inscreveu.
4 – Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais
Nos dias atuais, desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), que estão ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho pode ser um diferencial na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga.
5- Preparação Profissional
Sabemos que em um mundo globalizado com diversas profissões no mercado, fica até difícil escolher qual seguir, o ideal é que seja feito um teste profissional para assim conseguir caminhar no que está mais próximo às suas competências individuais. Importante, neste momento, buscar ajuda profissional com um especialista em RH ou Psicólogo.
6- Especialização em uma única área
Muitas oportunidades, muitos trabalhos. Engana-se quem compreende que pode fazer tudo em qualquer área. Escolha um ramo de atuação e se especialize como tal, assim você será o melhor na sua área de atuação e não faltará trabalho. Lembre-se que o mercado está cheio de profissionais medianos, seja o profissional excelente. Uma vez que quanto mais apropriação se mostra sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades que se abrirão no mercado de trabalho.
É interessante lembrar que o que fará total diferença é o seu “a mais”, o que de diferente puder oferecer para o mercado de trabalho. Por isso, estude as tendências do momento e não seja mais do mesmo.