(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

NA PANDEMIA

Complicações após procedimentos estéticos nos olhos crescem 20%

O número de pacientes que tiveram complicações após realizar procedimentos estéticos na região dos olhos cresceu 20% durante a pandemia de Covid-19, de acordo com o oftalmologista André Borba, relator do livro Oculoplástica e Oncologia Ocular, lançado recentemente no Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

Para se ter ideia da relevância do assunto, o “efeito zoom” causado pela pandemia, quando as pessoas passaram a ficar mais tempo em frente às câmeras, desencadeou um aumento de 40% na procura por procedimentos estéticos. Como consequência, somente no consultório de André Borba, houve aumento de 10% no número de pacientes que dão entrada mensalmente apresentando complicações nos procedimentos estéticos realizados na região dos olhos.

Entre os casos mais comuns estão a blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras), preenchimentos com ácido hialurônico, aplicação de Botox, peeling e laser na região periocular. No livro recém-lançado, são 25 seções dedicadas às complicações e resultados insatisfatórios em cirurgias oculoplásticas. “São pacientes que não conseguem fechar os olhos, alguns ficam com vascularização comprometida e até com danos no globo ocular, incluindo perda de visão”, ressalta.

Borba destaca, ainda, que por causa da volta ao trabalho presencial o agendamento de consultas para cuidar da estética ocular deve ser até 10% maior do que durante a pandemia. “É muito importante procurar um especialista devidamente habilitado e experiente para cuidar não só da estética, mas da saúde ocular”, recomenda.

O que é Oculoplástica?

Também conhecida por Cirurgia Plástica Ocular é uma subespecialidade dentro da Oftalmologia que trata de deformidades e anormalidades das pálpebras, do sistema lacrimal e da órbita – cavidade óssea que circunda o globo ocular. O cirurgião oculoplástico é um oftalmologista com especialização em Cirurgia Plástica dos olhos e estruturas anexas.

Sobre a publicação

O livro Oculoplástica e Oncologia Ocular é uma edição comemorativa aos 80 anos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). É um acervo atualizado de técnicas e procedimentos voltados para médicos de diversas especialidades que querem se manter em dia com o que há de mais moderno e inovador nas duas especialidades tema, por meio de textos, fotos, ilustrações e vídeos.

Sobre os relatores

Prof. Dr. André Borba

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo – USP.

Pós-Doutorando em Oftalmologia pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.

Fellowship em Oculoplástica pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

Oftalmologista Colaborador no Setor de Oculoplástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO), Sociedad Panamericana de Oculoplastía (SOPANOP), American Society of Ophthalmic Plastic and Reconstructive Surgery (ASOPRS) e European Society of Ophthalmic Plastic and Reconstructive Surgery (ESOPRS).

Prof. Dr. Roberto Murillo Limongi

Professor permanente da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás.

Chefe do Setor de Oculoplástica da Universidade Federal de Goiás.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular.

Compartilhe: