ADÃO RIBEIRO
O mundo vive dois anos atípicos por conta da pandemia do novo coronavírus. São quase 5 milhões de vítimas da Covid-19, mais de 605 mil apenas no Brasil. Mas, com a maior parte da população brasileira vacinada e o decréscimo no número de casos em Paranavaí e região, o Diário do Noroeste, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) de Paranavaí, dá um sentido simbólico à retomada: A 1ª Copa DN de Futebol Suíço, evento que marca também a comemoração dos 66 anos do jornal, comemorados neste sábado, 23 de outubro.
O esporte foi escolhido por atrair milhões de brasileiros. O futebol, em especial, convoca multidões nas metrópoles e nas pequenas cidades, capturando corações e mentes. Neste sentido, a Copa DN é um símbolo de recomeço, um sopro de esperança e um aceno ao futuro. Vamos homenagear as vítimas e celebrar a vida que se renova.
Na tarde da última quinta-feira, o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Octaviano de Souza; o diretor geral da Semel, André Luiz de Souza; e o diretor de Eventos, Magau Segré, receberam o diretor do Diário do Noroeste, Sérgio Carvalho. As lideranças destacaram a importância das atividades esportivas e de lazer, sobretudo, nesta hora de recomeçar.
“O DN é daqui do Noroeste e mostra coisas importantes para a população. É muito bom o jornal assumir essa função e promover uma competição saudável para toda a região”, destacou Rafael, com longo histórico pelo futsal profissional. Foi atleta e treinador. Também como voluntário se destacou na temporada 2020 do futebol paranaense, treinando o ACP.
Sérgio Carvalho reforça a missão do DN junto à comunidade. Cita que, além do aspecto empresarial, o Diário tem compromisso com a comunidade e, por isso, promove a competição com desportistas de toda a região. Ele ressalta que o DN passa por uma série de reformulações, entendendo o novo momento da humanidade, com foco em informações mais rápidas e confiáveis, inclusive por meios digitais.
Como avalia o empreendedor, o jornal impresso, com a sua história sexagenária, é uma das marcas mais importantes na comunicação do interior paranaense, emprestando credibilidade para o desenvolvimento do Noroeste. É neste contexto que a Copa DN pode contribuir, marcando simbolicamente um novo momento de otimismo, não apenas na economia, mas nas famílias.
O final do ano deve confirmar essa tendência, cita. Ele espera que as cidades da região vivam um grande final de ano com indústria e comércio aquecidos. “O Diário está aberto e quer participar desse progresso, a exemplo do que fazemos há 66 anos, a partir da ação empreendedora do fundador Euclides Bogoni”, finaliza.
Como se trata de um momento simbólico, pelo Diário do Noroeste o desenvolvimento e a organização da Copa DN contam com a participação do atleta Rilber, jogador de futebol e campeão paranaense pelo ACP em 2007. Ele integra o Departamento Comercial do DN.
Competição tem início na terça-feira – A Copa DN terá início no dia 26 de outubro (terça-feira) com previsão de encerramento no dia 30 de novembro. O time vencedor levará uma premiação de R$ 10.000,00.
Na noite de quarta-feira (20) foi realizado o sorteio para definição dos grupos, que ficaram assim constituídos:
Grupo A: Chape/Vip Auto Center, AFC/Stillo Veículos, Morumbi F.C e Porto Paraíso.
Grupo B: Águia Dourada/JR Lanches/Colore Tintas, XV de Paranavaí/Telhapar/Reveste, Unidos da City, Ivatuba.
Grupo C: América F.C/Discioli, Baile de Munique, Revelação/Pinte bem/Oliveira Terraplanagem, Amigos Hookah/São Manoel.
GRUPO D: Amigos do Du, União Terra Rica, Atlas, KG Plástico/Metalúrgica Rota 323.
Os dois melhores de cada grupo passarão para a fase quartas de finais, disputada em jogo único. As semifinais também serão em jogos únicos. A decisão será disputada em duas partidas. Todos os jogos acontecerão nos campos do Clube Campestre de Paranavaí.