Na sexta-feira (30) foi realizado o Primeiro Seminário Meio Ambiente, em Terra Rica. Voltado para gestores municipais e alunos da formação de docentes, o encontro teve como tema principal – Compromisso com um Futuro Sustável.
Ao longo do dia aconteceram palestras sobre educação ambiental, licenças ambientais/ICMS ecológico, competências do gestor ambiental, unidades de conservação e aterro sanitário/área de transbordo.
O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Igor Lehn, destacou que a palestra sobre aterro sanitário e área de transbordo foi de grande importância, pois é um tema que assola muitos gestores. Na oportunidade eles debateram sobre soluções e ideias para o futuro.
O seminário encerrou um calendário de atividades voltadas à conscientização do meio ambiente em junho (5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente).
As atividades realizadas durante o mês envolveram alunos das redes Municipal, Estadual, população e gestores.
A primeira ação foi com alunos da Rede municipal que conhecerem o viveiro do munícipio. Tiveram a oportunidade de conhecer o processo do plantio de árvores. O segundo encontro foi um Workshop, evento em que os estudantes da Rede Estadual apresentaram projetos sobre o tema.
A penúltima atividade foi voltada para alunos da Educação Infantil e Magistério. Eles ouviram histórias sobre o meio ambiente, contadas pelo Grupo Catuboré.
O prefeito Julio Leite ressaltou a importância das atividades. “O meio ambiente não envolve apenas a natureza, mas o bem-estar do cidadão como um todo.”
Outro ponto destacado pelo prefeito é a economia da região que possui grande potencial no turismo ecológico e rural. “Temos que preservar para que essas atividades aconteçam e traga renda e desenvolvimento”, disse Júlio que aproveitou para ressaltar algumas atividades turísticas em Terra Rica, os Três Morrinhos, local muito usado para voos livres, e as prainhas de água doce.