ADÃO RIBEIRO
Pela primeira vez em 19 edições o Éffeta (Abra-te) será realizado em dois dias – 7 e 8 de junho. Evento marca as celebrações do Jubileu da Encarnação (2025 anos), 19 anos de Éffeta e a Festa de Pentecostes. São esperadas pelo menos 50 mil pessoas
Convivência, reflexão e a alegria do encontro. Este é um resumo da proposta do Éffeta 2025, que pela primeira vez será realizado em dois dias – 7 e 8 de junho – no Parque de Exposições de Paranavaí. O evento celebra o Jubileu da Encarnação de Jesus Cristo, 19 edições do Éffeta e a Festa de Pentecostes. Além das atividades já consolidadas, em 2025 haverá apresentações especiais com o Frei Gilson, o religioso que atrai grandes públicos em suas pregações (inclusive virtuais), shows musicais e mensagens para a família.
Para detalhar o que será o formato inédito do Éffeta em 2025, o Diário do Noroeste recebeu nesta semana o padre Adão Dias Martins, presidente da Comunidade Católica Emanuel, promotora do evento e que se consolida na região como destacada atuante no combate às drogas (legais e ilegais) e na valorização da vida.
ANTECIPAÇÃO – O Éffeta acontecia tradicionalmente em setembro, a exemplo de 2024. Porém, como informa o padre Adão, para 2025 o calendário foi adaptado para coincidir com a agenda do Frei Gilson. Como opina o padre Adão, a Providência Divina oportunizou que a vinda do Frei Gilson aconteça em data de Pentecostes, o momento que marca a fundação da Igreja, quando Jesus instrui os seus apóstolos a levarem a Palavra ao povo. O Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa.
ENTRADA – Por conta do formato e das novas necessidades, pela primeira vez o Éffeta fará a cobrança de ingresso. Para que os serviços de apoio e logística possam ser organizados, a venda já começou. O investimento é de R$ 25,00 por pessoa no primeiro lote, disponível até dezembro (depois haverá reajuste).
O padre Adão informa que a aquisição pode ser feita na secretaria da Comunidade, nas redes sociais através de link e outros pontos de venda físicos, entre eles: Livraria Maranatá em Paranavaí; Projeto Bom Menino e na Alaíde Confecções em Alto Paraná; Rádio Guadalupe de Loanda e na Paróquia de Porto Rico.
PROGRAMAÇÃO – A programação do Éffeta 2025 começa no sábado, dia 7 de junho, às 18 horas com a Santa Missa e atividades até 23 horas. No domingo, dia 8, Missa com Frei Gilson às 9 horas e outras atividades com o religioso, o que deve ser definido no começo do ano.
Após o almoço as pessoas participarão de quatro módulos: Família, Santíssimo, Nossa Senhora e Jovens. O encerramento, por volta das 19 horas, será com atrações musicais cuja programação será apresentada no dia 1º de dezembro no evento Hosana Emanuel.
DETALHES – A expectativa da organização do Éffeta 2025 é reunir um dos maiores públicos da história regional. Isso porque as apresentações do Frei Gilson têm levado grandes plateias por todo o País. Soma-se a isso o fato de que o religioso ainda não se apresentou na macrorregião Noroeste e o ineditismo atrairá público de muitas cidades, avalia o presidente da Comunidade, podendo ultrapassar a marca de 50 mil pessoas.
Embora seja um local aberto sem restrições, o acesso do público ao parque é um dos fatores que exige antecedência na venda dos ingressos, oportunizando cuidadoso planejamento nos serviços de estacionamento, refeições, segurança, saúde e outros. Portanto, reforça o padre Adão, é preciso se antecipar na compra do ingresso.
HOSANA EMANUEL – Neste ano de 2024 o Hosana Emanuel será ainda mais especial. O evento, programado para 1º de dezembro, um domingo, no recanto Dom Bosco, marca o lançamento do Éffeta 2025 com anúncio de todas as atrações e apresentação das já tradicionais camisetas oficiais. Padre Adão Dias Martins reforça o convite para que as famílias compareçam. As atividades serão desenvolvidas das 8h30 às 18 horas, com inscrição gratuita.
O Hosana Emanuel também marca o início do Tempo do Advento que é a preparação para o Natal. O religioso reforça a importância de viver o Tempo do Advento e refletir sobre o nascimento de Cristo. “É Jesus que se fez homem para salvar os homens”, resume. O Hosana Emanuel é momento para celebrar essa Verdade e agradecer as bênçãos do ano.
Entrevista concedida na tarde da última quarta-feira. A íntegra pode ser vista no canal do Diário do Noroeste no You Tube.
Comentários 0