Entre os dias 27 e 29 de setembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estará presente na Feira Expoalimentaria 2023. Realizado em Lima (Peru), o evento apresenta novidades de empresas peruanas e internacionais relacionadas aos empreendimentos e cooperativas da agricultura familiar e indústria alimentícia.
A participação da Companhia, em conjunto com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Agricultura e Pecuária (Mapa), visa promover uma troca de experiências e a formação de novas parcerias. Haverá também a divulgação de informações sobre os principais programas e ações executadas pela estatal no Pavilhão Brasil.
A superintendente regional da Conab no estado do Acre, Alessandra Cavalcante, representará o diretor-presidente da Companhia, Edegar Pretto, no evento. Além da Feira temática sobre alimentação, participará de uma reunião técnica na embaixada do Brasil em Lima, no dia 26/09, com gestores do Governo Federal do Brasil, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), empresários, parlamentares e gestores públicos do governo do estado do Acre, além de autoridades do Peru. Na pauta, estarão temas como as oportunidades e desafios para o comércio de alimentos brasileiros no país andino. Também será realizada uma visita ao Porto de Chancay no dia 28/09.
O país vizinho é estratégico para o Brasil, especialmente para o Acre, uma vez que, com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 289/2021, será viabilizado um eixo multimodal Atlântico-Pacífico na América do Sul, o que vai favorecer a integração sul-americana, a circulação de pessoas, o turismo e o comércio bilateral entre Brasil e Peru, e sobretudo a construção da Estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica, que passa pelo Acre e ligará o noroeste do Brasil ao litoral sul do Peru. O caminho bioceânico (Brasil/Peru), por meio do Acre, via BR 364 e BR 317, interligará uma região estratégica do Brasil, com potencial de desempenhar papel relevante na conexão da região Norte e parcela da região Centro-Oeste do Brasil com as economias sul-americanas.