Companhia espera comprar 7,8 mil toneladas, fornecidas exclusivamente por agricultores familiares e suas cooperativas de produção
As ações para suprimento dos estoques públicos de milho seguem em operação neste mês de setembro. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar novo leilão para a compra de 26 mil toneladas do produto em grãos, a granel, da safra 2024/2025. Os leilões de compra estão agendados para ocorrer a partir das 9h desta sexta-feira (12) e serão realizados de forma eletrônica por meio do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe), com interligação das Bolsas de Cereais, de Mercadorias e/ou de Futuros. Os detalhes da operação constam nos Avisos Nºs 90 e 91.
Essa nova operação de compra do cereal faz parte de uma série de leilões realizados neste ano para aquisição de um total de 50 mil toneladas de milho. Desse total, a Companhia já adquiriu 24 mil toneladas do grão, com o objetivo de abastecer os estoques governamentais de milho voltados ao atendimento do Programa de Venda em Balcão (ProVB). O Programa visa apoiar os pequenos criadores de animais do país, sobretudo aqueles situados em locais mais distantes dos grandes centros e das zonas de maior produção e que utilizam o produto para a alimentação de seus plantéis.
No primeiro leilão, a Companhia espera comprar 7,8 mil toneladas, fornecidas exclusivamente por agricultores familiares e suas cooperativas de produção, proporcionando acesso facilitado e condições mais justas aos pequenos produtores. Logo na sequência, a estatal irá ofertar um lote de compra do cereal destinado à ampla concorrência, ou seja, todos os produtores e cooperativas de milho poderão participar, inclusive agricultores familiares. O milho a ser adquirido deverá ser entregue em Brasília (16 mil t), no Distrito Federal, e em Uberlândia (10 mil t), em Minas Gerais.
Podem participar dos leilões os produtores rurais, cooperativas, associações e comerciantes cadastrados na Bolsa de Mercadorias por meio da qual pretendam realizar a operação, e registrados, na data da realização do leilão, no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes da Conab (Sican), além de estarem em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e atenderem às demais exigências dos editais.
Estas operações de compra de milho voltadas ao abastecimento do Programa de Venda em Balcão estão autorizadas pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Fazenda (MF), conforme a Portaria Interministerial MAPA/MF/MDA nº 21/2024.
O reforço nos estoques públicos de milho vendido pela Conab vai auxiliar pequenos criadores de animais em todo o país, sobretudo aqueles produtores de ovos, leite e carnes, situados em locais mais distantes dos grandes centros e das zonas de maior produção, e que utilizam o produto para a alimentação de seus plantéis.
Todos os comunicados, avisos e resultados dessas operações podem ser acessados no Portal de Comercialização da Conab.