(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Leilão foi confirmado pela Conab
Leilão foi confirmado pela Conab

NO CAMPO

Conab realizará leilões de contrato de opção de venda de arroz na próxima semana

Como forma de garantir o apoio aos produtores de arroz, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá realizar os primeiros leilões de Contrato de Opção de Venda do grão. Ao todo, serão ofertados 4.074 contratos de 27 toneladas cada, o que possibilita a aquisição de cerca de 110 mil toneladas do grão, reforçando a política de retomada dos estoques públicos. As operações serão destinadas aos agricultores e agricultoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os pregões estão marcados para a próxima quinta (21) e sexta-feira (22), às 9 horas, e ocorrerão por meio do Sistema de Comercialização Eletrônico da Conab (Siscoe).

Em toda operação, serão ofertados oito lotes, com objetivo de dar a opção de venda futura ao produtor do arroz para o Governo Federal, sendo quatro destinados para produtores gaúchos e quatro para os agricultores catarinenses. Na quinta-feira (21), serão 1.224 contratos de 27 toneladas cada, divididos em quatro lotes destinados exclusivamente aos agricultores familiares, produtores rurais e cooperativas que possuem DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar). Já na sexta-feira (22), serão disponibilizados outros quatro lotes, desta vez em caráter de ampla concorrência, ou seja, todos os produtores, cooperativas e demais fornecedores de milho poderão participar, inclusive agricultores familiares.

“A medida é similar a um seguro, uma vez que o produtor garante um preço no momento da comercialização. Se houver alguma recuperação das cotações e no momento da venda o mercado pagar mais do que a Conab está oferecendo, o agricultor pode escolher não comercializar com o governo. Assim, os produtores garantem, no futuro, a opção de escolher o que for mais rentável”, explica o diretor de operações e abastecimento da Companhia, Arnoldo de Campos.

De acordo com o edital, os contratos terão vencimento em 30 de setembro e 31 de outubro. Os valores de venda também estão estabelecidos conforme com os prazos de cada vencimento, acrescidos dos custos logísticos e financeiros da colheita até a entrega do produto. Para participar dos leilões é necessário estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican) e cumprir as exigências dos avisos específicos, além de ser necessário estar associado a uma Bolsa de Cereais, de Mercadorias e/ou de Futuros. Caso os produtores venham a exercer o direito de venda do grão, o produto irá compor os estoques estratégicos e reguladores do governo federal.

A operação foi autorizada pela Portaria Interministerial nº 26, publicada nesta semana no Diário Oficial da União. A medida de apoio ao setor foi autorizada pelos ministérios da Fazenda (MF), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e conta com recursos de R$ 181,1 milhões.

Compartilhe: