(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN
Foto: Arquivo DN

ELEIÇÕES 2024

Conduta do eleitor no dia de votação: permissões e proibições

Ao detectar qualquer tipo de infração penal, o cidadão deve comunicar ao juízo da zona eleitoral ou acessar os canais digitais de denúncia

REINALDO SILVA

Da Redação

Domingo (6) é dia de votação. Da mesma forma que há regras a serem cumpridas pelos candidatos a prefeito, vice e vereador, a lei eleitoral impõe normas de disciplina para os eleitores. Permissões e vedações estão descritas na resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pode haver manifestações individuais e silenciosas da preferência por partido político, coligação, federação, candidata ou candidato. Para isso, os eleitores têm liberdade de usar bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas – apenas esses itens.

Ainda conforme a legislação, são proibidas até o término do horário de votação aglomerações de pessoas com vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda eleitoral; manifestações coletivas ou ruidosas; abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento; e distribuição de camisetas.

Da mesma forma que há regras para os candidatos, a Justiça Eleitoral define normas de disciplina para eleitores
Foto: Arquivo DN

Servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores também devem seguir algumas regras: no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras, não podem usar roupas ou objetos que contenham qualquer propaganda de partido político, coligação, federação ou candidato.

No dia da eleição, configuram crimes eleitorais o uso de alto-falantes e amplificadores de som; a realização de comício ou carreata; a realização de comício ou carreata; a persuasão do eleitorado; a propaganda de boca de urna; e a divulgação de propaganda de partido ou candidato.

De acordo com a Justiça Eleitoral, ao detectar qualquer tipo de infração penal, o cidadão deve comunicar ao juízo da zona eleitoral. Outra possibilidade é noticiar através do aplicativo Pardal, disponível gratuitamente na loja virtual para dispositivos com sistema Android e iOS. Dependendo da situação, o juiz eleitoral poderá encaminhar o caso para análise do Ministério Público.

Pode

  • Manifestação individual e silenciosa
  • Bandeira
  • Broche
  • Dístico
  • Adesivo
  • Camiseta

Não pode

  • Aglomeração de pessoas com vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda eleitoral
  • Manifestação coletiva ou ruidosa
  • Abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento
  • Distribuição de camisetas
Compartilhe: