Os professores Ademir Nicola Francisco (Mimi) e Maria da Conceição da Silva, ex-técnicos de atletismo, receberam no último sábado (4) títulos honoríficos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Os títulos de membro benemérito, concedido à professora Maria da Conceição, e membro emérito, concedido ao professor Mimi, foram entregues durante o 1º Grande Prêmio Paranavaí de Atletismo, realizado na Pista do Colégio Estadual.
“A professora Maria e o professor Mimi são figuras históricas para o atletismo paranaense e brasileiro. São pessoas que dedicaram sua vida ao esporte, como atletas e também como mentores de grandes nomes do atletismo no nosso país”, destacou o vice-presidente da CBAt, Edson Luciano Ribeiro.
Para o secretário de Esportes e Lazer de Paranavaí, Rafael Octaviano, “esta é uma justa homenagem para duas pessoas que ajudaram a formar tantos atletas de bem, de caráter e com resultados fantásticos, levando o nome da nossa cidade aos lugares mais altos do pódio em competições nacionais e internacionais”.
Reconhecimento – Atuante na modalidade de 1977 a 2019, Mimi comenta que o título é o reconhecimento de todo um trabalho feito ao longo dos anos, mas dedica o prêmio a todos os atletas que trabalhou com ele.
Outra homenageada do dia foi Maria da Conceição da Silva de Maringá. Ela recebeu o título de Membro Benemérita da CBAt.
De acordo com CBAt, Maria e Mimi receberam a homenagem e o reconhecimento por serem treinadores históricos do atletismo paranaense e com uma vida toda dedicada ao esporte.
Os títulos entregues neste sábado foram concedidos em uma reunião virtual da Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo realizada no dia 25 de outubro de 2020.
Evento Esportivo – O 1º Grande Prêmio Paranavaí de Atletismo realizado no último sábado (4) reuniu 67 atletas representando associações esportivas de Araputanga (MT), Sorriso (MT), Maranhão (MA), Campo Mourão (PR), Cascavel (PR), Colorado (PR), Maringá (PR), Londrina (PR), Paranavaí (PR), Presidente Prudente (SP), São Paulo (SP) e do clube Sport Lisboa e Benfica (Portugal). Os atletas disputaram medalhas nas seguintes modalidades: 75 metros rasos, 300 metros rasos, 1.500 metros rasos, 60 metros com barreiras, salto em distância, salto em altura, lançamento de dardo e lançamento de martelo.