A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Rico foi realizada durante toda a tarde da última quarta-feira (25). Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o evento contou com a palestra do psicólogo Adalberto Sabino. que de forma direta e simples expôs alguns tópicos da Assistência Social nas cidades e país.
“A Conferência primeiramente é para conferir se a política de Assistência Social empregado no município tem dado resultado e em seguida sugerir propostas que possam melhorar os serviços prestados à comunidade assistida”, destacou Sabino.
As Conferências são instâncias deliberativas com atribuição para avaliar as políticas de Assistência Social e definir as diretrizes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
O prefeito Álvaro de Freitas Netto (Arapongas) ressaltou a importância da Secretaria de Assistência Social. “A Assistência Social talvez não apareça tanto nas mídias, mas é de suma importância para o bem-estar da nossa população, em especial os mais carentes”, disse o gestor que parabenizou a secretária da pasta da Assistência Social Leticia Basaglia e toda a equipe de trabalho.
O tema central desta conferência vem ao encontro do que vivenciamos atualmente, o enfrentamento à pobreza e as desigualdades sociais aliados à superação da pandemia do covid19. “Com a pandemia o problema da pobreza escancarou de vez, se tínhamos uma situação grave antes agora piorou ainda mais”, enfatizou o palestrante Sabino, que apontou ainda que a Assistência Social é um direito do cidadão. “Não podemos mais deixar fazerem assistencialismo, Assistência Social é um direito previsto na Constituição de 1988”.
O vice-prefeito Antônio Felipe dos Santos (Pio), que também esteve participando da Conferência, disse da importância do trabalho que vem sendo realizado na cidade pela Secretaria de Assistência Social. “Através da nossa equipe vamos fazer um trabalho diferenciado para a nossa população”, disse o gestor municipal.
Após a palestra, o público presente, na maioria representantes de entidades presentes na cidade, foi dividido em cinco grupos de trabalho, para discutirem os tópicos da Conferência Municipal, que devem ser elencados para apresentação na Conferência Estadual. “Procuramos sempre melhorar os serviços prestados a nossa população, essa Conferência foi muito produtiva, e com propostas que serão estudadas para serem aplicadas em nossa cidade”, finalizou a secretária Letícia.