(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

Conferência da Juventude reúne mais de 300 pessoas e discute propostas de políticas públicas

Mais de 300 pessoas participaram nesta quinta-feira (26) do primeiro dia da Conferência Estadual da Juventude, que acontece em Curitiba. Do público, 133 são delegados eleitos nas conferências municipais e 29 delegados natos – membros de conselhos representativos de diversos segmentos estaduais. O encontro, que segue até esta sexta-feira (27), debate a representatividade dos jovens paranaenses e vai, também, apresentar propostas para as políticas públicas voltadas a este segmento.

Haverá, ainda, eleição da delegação que representará o Estado durante a Conferência Nacional da Juventude, que ocorre de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

O tema deste ano é “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou que a juventude é o presente e que a participação na construção de um futuro melhor é essencial.

“Sempre digo que os jovens não são o futuro, eles são o presente, são o agora, porque eles que estão construindo um futuro mais pujante e mais igualitário”, afirmou Carboni. “Na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a juventude é chamada a ocupar um lugar de protagonismo. Os jovens são chamados a mudar suas vidas e também o nosso Estado”, enfatizou.

O evento, que é realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e o Conselho Estadual da Juventude, marca a retomada dos encontros presenciais e a celebração de 10 anos do Estatuto da Juventude, instituído pela Lei n.º 12.852, de 2013.

Para o presidente do Conselho da Juventude, Matheus Falasco, a parceria entre o Governo do Estado e o colegiado é fundamental para a elaboração das políticas públicas que atendam os jovens e a conferência, segundo ele, é o momento de estreitar ainda mais essa relação.

“Entendemos que para que a política da juventude seja efetiva, precisamos ter uma parceria com o governo. E é isso que temos feito, construindo pontes com uma comunicação muito aberta e franca com o Governo, para que possamos, juntos, garantir a dignidade que a juventude merece”, ressaltou.

PALESTRAS – Na sua palestra, proferida durante a tarde, a pedagoga Rana Emanuelle Almeida enfatizou a questão do respeito à diversidade do jovem, para que ele possa ter liberdade de buscar seu lugar na sociedade.

O professor Fernando Willian Scholz abordou as habilidades socioemocionais enquanto agentes transformadores e apresentou aos jovens as nuances da sociedade, o equilíbrio necessário e o cenário em que se encontram. “Considero fundamental falar de políticas públicas pensando nos aspectos social e emocional como a base, porque nós somos formados de emoções”, afirmou.

PARTICIPAÇÃO
– Estiveram presentes na solenidade de abertura da Conferência Estadual da Juventude o coordenador de Projeto da Secretaria Nacional de Juventude, Lucas Pretti Cypreste; a controladora-geral do Estado, Luciana Carla da Silva Azevedo; o coordenador da Política da Juventude de Curitiba, Helton Stais; a deputada estadual e presidente da Comissão da Juventude na Assembleia Legislativa, Ana Julia, e o deputado estadual Thiago Bührer.

Fonte: AEN

Compartilhe: