(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Professor Marco Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, foi um dos palestrantes do evento
Professor Marco Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, foi um dos palestrantes do evento

AGRONEGÓCIO

Conferência internacional apresenta soluções do campo para problemas globais

A participação ativa do público feminino no campo, na gestão das propriedades e sindicatos rurais e também no trabalho de campo é uma realidade em diversos países onde a produção rural movimenta a economia. Esse fato ficou evidente durante a Conferência Internacional IFAMA (International Food Agrobusiness Management Association), realizada em Ribeirão Preto, no Estado de São Pualo, nos dias 25 e 26 de junho. A programação teve como foco o futuro da agropecuária sob o prisma da conservação ambiental e da sustentabilidade, com palestrantes de várias partes do mundo.

O Sistema Faep esteve presente na conferência, representado por coordenadoras estaduais da Comissão Estadual de Mulheres da Faep (CEMF) e colaboradores da área técnica, que puderam conferir como as melhores práticas no agronegócio podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar mundial. A conferência reuniu mais de 400 pessoas, com representantes de 40 países.

“Como entidade representativa da classe produtora rural, sabemos da importância dessa troca de experiências. Isso oxigena os sindicatos rurais e leva novidades para aqueles que estão lá na base, que nem sempre têm oportunidade para participar de um evento internacional”, avalia o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

A edição do IFAMA no Brasil teve como anfitrião o professor Marco Fava Neves, também conhecido como “Doutor Agro”, especialista em planejamento e estratégia no agronegócio. Segundo Neves, o Brasil tem papel preponderante na segurança alimentar mundial. “Queremos mostrar o quão organizado é o Brasil em questões como sustentabilidade e biotecnologia”, afirmou.

Programação intensa – O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras, painéis, apresentação de cases e workshops. Os temas foram selecionados com objetivo de instigar os participantes a refletirem sobre as tendências emergentes e os desafios enfrentados pelo setor agropecuário, fornecendo insights valiosos e promovendo a troca de conhecimento entre os participantes.

Uma das palestras trouxe o tema “Como as mulheres vão transformar o futuro do agronegócio”, ministrada pela diretora-geral adjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Beth Bechdol, que convidou mulheres de diferentes partes do globo para prestarem depoimentos sobre as suas influências nas políticas e práticas voltadas à agricultura sustentável em seus respectivos países. Bechdol foi homenageada com o prêmio Mulher no Agronegócio 2025.

Para Marisa Acorsi, coordenadora estadual da CEMF de Chopinzinho, na região Sudoeste, o IFAMA apresentou uma nova imagem do Brasil aos participantes que vieram de outros países. “Muitos acham que o Brasil é só futebol e samba, mas esse evento mostrou que o nosso país pode ser exemplo na atividade agrícola para outros países”, disse. Segundo Marisa, a participação no IFAMA já estava no planejamento da CEMF feito em novembro do ano passado. “Isso demonstra o olhar que o Sistema FAEP tem para a nossa comissão. Isso faz a diferença, pois voltamos com informação nova para inspira os sindicatos rurais”, concluiu.

Compartilhe: