Evento será nos dias 23 e 24 de maio (sexta-feira e sábado), e o prazo para se inscrever termina no dia 22 (quinta-feira)
REINALDO SILVA
Da Redação
Democracia, justiça racial e reparação histórica. A 2ª Conferência Municipal da Igualdade Racial de Paranavaí debaterá esses e outros temas ligados à população negra, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas existentes e promover a valorização da cultura e da história do povo afrodescendente. O evento será nos dias 23 e 24 de maio (sexta-feira e sábado), e o prazo para se inscrever termina no dia 22 (quinta-feira).
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Podem participar servidores públicos municipais ou representantes de órgãos vinculados à administração direta ou indireta que atuem em áreas relacionadas às políticas de promoção da igualdade racial, dos direitos humanos ou das políticas sociais; representantes de instituições da sociedade civil; e integrantes dos poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e dos conselhos de políticas públicas e de direitos.
São parceiros na realização da conferência a Prefeitura de Paranavaí, a Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (Anpir), a APP-Sindicato e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Em nome da Anpir, o professor Celso José dos Santos destacou: “Precisamos ter um orçamento público que, de fato, promova a igualdade racial. Precisamos ter política de habitação, para que a população negra não fique apenas na periferia da nossa cidade. Precisamos ter financiamento público. Precisamos ter cotas”.
Tudo isso seria, conforme explicou Santos, um conjunto de políticas de reparação. “Como não é possível desfazer a escravidão, precisamos reparar o que foi feito, para que as futuras gerações tenham, de fato, emancipação.” Foram 350 anos de escravidão e 137 desde a abolição inacabada, disse, ressaltando que “as marcas deixadas na sociedade do escravismo são muito fortes”.
A partir dessa discussão, será possível elaborar o plano municipal de igualdade racial e contribuir com as conferências estadual e nacional.
Programação – As atividades em Paranavaí serão desenvolvidas no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca. Na sexta-feira, a programação terá início às 18h30, com o credenciamento dos participantes. Na sequência, abertura, leitura do regimento interno, palestra magna e debate.
No sábado, o registro de presença será às 8h. Depois, os conferencistas serão divididos em grupos de trabalho, que levarão propostas para a plenária final. A previsão é que o evento seja concluído às 12h.
Serviço – Para fazer a inscrição on-line, basta acessar encurtador.com.br/jqZse e selecionar a categoria de acordo com a tabela que aparece na página.