(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Objetivo é apontar diretrizes e propor ações de proteção dos direitos da população LGBTQIA+

CIDADANIA

Conferência municipal em Paranavaí debate proteção dos direitos de pessoas LGBTQIA+

REINALDO SILVA

Da Redação

Paranavaí sediará a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Trata-se de uma oportunidade de promoção da participação social na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas voltadas a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queers, intersexos, assexuais e outras designações de orientação sexual e gênero.

O prazo de inscrição termina na manhã desta terça-feira (6), e os interessados devem acessar o endereço eletrônico encurtador.com.br/dHLxI. O evento será na quarta-feira (7), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), localizada na Rua Pernambuco, 766, Centro, das 8h às 17h.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

Para se inscrever é necessário escolher entre as seguintes categorias:

Delegados governamentais: profissionais que atuam nas políticas públicas no âmbito municipal na rede pública de atendimento;

Delegados da sociedade civil: representantes de organizações da sociedade civil que atuam efetivamente com questões ligadas à cidadania e aos direitos da população LGBTQIA+;

Convidados: integrantes dos poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos; e

Observadores: integrantes de universidades e entidades que estudam ou defendem os direitos da população LGBTQIA+ e estudiosos com interesse em pesquisar a dinâmica das conferências.

O encontro no âmbito municipal configura a primeira etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional, prevista para outubro, cujo tema é “Construindo a política nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+”.

Os objetivos centrais são propor diretrizes para a criação e a implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação contra as pessoas LGBTQIA+ e à promoção dos direitos humanos e da cidadania; e elaborar diretrizes para a criação do Plano Nacional de promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+.

Para isso, foram definidos quatro eixos de trabalho: Enfrentamento à violência; Trabalho digno e geração de renda; interseccionalidade e internacionalização; e institucionalização da política nacional.

As conferências foram suspensas em 2018 e estão sendo retomadas como forma de incentivar a democracia participativa por meio do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, criado em abril de 2023 – um órgão consultivo e deliberativo, com a finalidade de formular e estabelecer ações, diretrizes e medidas governamentais.

Compartilhe: