(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Números foram divulgados ontem pela Fecomércio
Números foram divulgados ontem pela Fecomércio

DESEMPENHO

Confiança do empresário do comércio paranaense cresce novamente

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) teve novo aumento no Paraná. O indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) chegou a 127,5 pontos em setembro, incremento mensal de 1,1%. Na comparação com o mesmo mês de 2021, o ICEC cresceu 0,6%, principalmente como efeito da retomada da circulação dos consumidores. O índice é superior ao período anterior à pandemia e ficou 7 pontos acima do registrado em setembro de 2019, quando marcava 120,5 pontos.

O índice nacional ficou em 125,5 pontos em setembro, redução de 2,6% no mês, devido, sobretudo, à desaceleração das vendas do varejo nacional desde maio. Em um ano, porém, a confiança aumentou 5,2%.

O empresário paranaense está com boas projeções para os próximos meses. O quesito Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) ficou em 154,2 pontos, com aumento de 2,9% em relação a agosto, especialmente o aspecto Expectativa das Empresas Comerciais (EEC).

Com 117,4 pontos, os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) subiram 0,9% na variação mensal, com ênfase na contratação de funcionários (3%) e composição de estoques (2,2%).

Entretanto, a avaliação dos empresários sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) baixou 1,1% na comparação com agosto e ficou em 111 pontos.

As médias e grandes empresas são as mais otimistas, com ICEC marcando 144,5 pontos, ante 127,2 pontos entre os micro e pequenos empreendedores.

Entre as empresas de maior porte, o ICEC subiu 6,6% na variação mensal, puxado pelo Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que teve elevação de 11%, sobretudo pela avaliação dos empresários a respeito das condições atuais da economia (25,6%), indicando uma percepção positiva sobre o momento atual. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) também cresceu consideravelmente entre as empresas com mais de 50 funcionários, com alta de 9,7%, e sinalização de investimentos na contratação de colaboradores (13%) e composição atual de estoques (13,7%)

Já nas empresas de menor porte, o ICEC cresceu 1% em setembro, mas seus gestores não consideram que o cenário atual seja favorável aos negócios, uma vez que o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) baixou 1,3%, especialmente a avaliação sobre as Condições Atuais do Comércio (CAC), que caiu 3%, e sobre as Condições Atuais das Empresas Comerciais (CAEC), que teve baixa de 3,6%.

Compartilhe: