A confiança do empresário do comércio continua caindo no Paraná. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), apresentou queda de 3,6% no mês de junho em comparação a maio. Com 100,2 pontos, o indicador paranaense está abaixo da média nacional, que é de 106,4 pontos, e está a um passo de entrar na zona de insatisfação (abaixo de 100 pontos).
Na comparação com junho do ano passado, a confiança dos empresários paranaenses do comércio neste ano está bem pior, ao recuar 18%.
O que tem puxado o ICEC para o limite da margem de satisfação são as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que baixaram 5,8% em relação a maio. A avaliação que os comerciantes fazem das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) também não está favorável: com diminuição de 4,1% em junho ante maio, esse quesito marca 74,6 pontos, bastante abaixo da zona de satisfação.
Diante da baixa confiança, o nível de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC), caiu 0,4% e está em 102,1 pontos. As contenções serão feitas especialmente no quadro funcional e em estoques, mas os investimentos em instalações e equipamentos das empresas crescerão em 6,4% com relação ao mês anterior.
Porte da empresa – As médias e grandes empresas são as com maior queda do otimismo. Conforme aponta a pesquisa, na passagem de maio para junho, o ICEC caiu 10,9% entre os dirigentes de estabelecimentos com mais de 50 funcionários. Entre as micro e pequenas empresas o indicador também caiu, com arrefecimento de 3,5%.