(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CNC/FECOMÉRCIO

Confiança do empresário do comércio paranaense recua 3,6% em junho

A confiança do empresário do comércio continua caindo no Paraná. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), apresentou queda de 3,6% no mês de junho em comparação a maio. Com 100,2 pontos, o indicador paranaense está abaixo da média nacional, que é de 106,4 pontos, e está a um passo de entrar na zona de insatisfação (abaixo de 100 pontos).

Na comparação com junho do ano passado, a confiança dos empresários paranaenses do comércio neste ano está bem pior, ao recuar 18%.

O que tem puxado o ICEC para o limite da margem de satisfação são as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que baixaram 5,8% em relação a maio. A avaliação que os comerciantes fazem das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) também não está favorável: com diminuição de 4,1% em junho ante maio, esse quesito marca 74,6 pontos, bastante abaixo da zona de satisfação.

Diante da baixa confiança, o nível de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC), caiu 0,4% e está em 102,1 pontos. As contenções serão feitas especialmente no quadro funcional e em estoques, mas os investimentos em instalações e equipamentos das empresas crescerão em 6,4% com relação ao mês anterior.

Porte da empresa – As médias e grandes empresas são as com maior queda do otimismo. Conforme aponta a pesquisa, na passagem de maio para junho, o ICEC caiu 10,9% entre os dirigentes de estabelecimentos com mais de 50 funcionários. Entre as micro e pequenas empresas o indicador também caiu, com arrefecimento de 3,5%.

Compartilhe: