Os comerciantes paranaenses demonstram mais confiança para o segundo semestre de 2025. É o que mostra a nova edição da Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR e divulgada nesta semana. O levantamento revela um leve avanço no otimismo: 33,5% dos entrevistados acreditam em aumento no faturamento, ante 31,2% registrados no início do ano.
Apesar de estar abaixo dos 37,2% apurados no mesmo período de 2024, os dados indicam uma expectativa mais favorável em relação ao desempenho dos negócios nos próximos meses. Para outros 29,7% dos empresários, a tendência é de estabilidade, enquanto 21% ainda não possuem uma opinião definida e 15,8% demonstram preocupação com o cenário econômico.
Setores
Entre os setores, o turismo lidera o otimismo, com 40,5% dos empresários confiantes em uma boa temporada, impulsionada pelas viagens de férias e pelo verão. O setor de serviços aparece na sequência, com 35,2% de otimismo, seguido pelo varejo, com 30%.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, com a chegada do segundo semestre, os empresários do comércio paranaense demonstram disposição para avançar com mais confiança e foco em melhorias estruturais. A preferência por investir na qualificação dos negócios, mesmo diante de um cenário desafiador, revela uma visão estratégica e resiliente do setor.
“Seguindo o crescimento expressivo do segmento no Paraná, os empresários do turismo são os mais confiantes com os seus negócios neste segundo semestre. Com uma postura mais conservadora, os empresários paranaenses preferem, no momento, investir no aperfeiçoamento e modernização das instalações físicas de seus empreendimentos, do que aplicar em inovação de produtos, abertura de novas lojas ou atuar em outros setores do mercado. Este direcionamento está ligado entre outros fatores a uma percepção de instabilidade política e econômica, além de uma carga tributária inibitória”, avalia.
Investimentos
A pesquisa também indica que 31,7% das empresas pretendem investir neste semestre, enquanto 40,5% não têm planos de investimento e 27,8% ainda não definiram sua estratégia. As principais áreas a serem beneficiadas incluem reforma e modernização das instalações (37,4%), aquisição de máquinas e equipamentos (27,4%), ações de marketing (24,7%) e capacitação de equipes (21,6%). A intenção de ampliar estoques teve a maior alta, ao subir 8 pontos percentuais em relação ao primeiro semestre, chegando a 10,5% das citações.

Em relação ao quadro funcional, 70% das empresas pretendem manter ou ampliar a equipe, sendo que 21,2% planejam contratar novos colaboradores ainda em 2025.
A expectativa geral dos empreendedores, aliada aos desafios apontados pela pesquisa, como a manutenção e ampliação do quadro de funcionários, além da escassez de mão de obra qualificada, revela a necessidade de atenção à preparação e à formação empreendedora e profissional, analisa o gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo.
Além de modernizações e da aquisição de novas máquinas e equipamentos, Weliton destaca a intenção de investimento em marketing (24,7%), o que reforça que os empresários estão atentos à importância de se reposicionar no mercado e melhorar a experiência do cliente.
Desafios
A principal preocupação do empresariado continua sendo a instabilidade política, que cresceu ainda mais neste semestre, ao ser apontada por 42,2% dos empresários ouvidos pela pesquisa. No primeiro semestre, as oscilações no cenário político também figuravam no topo das dificuldades listadas pelos comerciantes, com 37,5%.