Com a época de chuvas e ventos fortes se aproximando, árvores velhas ou com troncos podres tem uma maior probabilidade de cair e causar danos. Pensando nisso, o Diário do Noroeste trouxe para você o passo a passo detalhado de como fazer a solicitação destes serviços. Confira.
Poda de árvores
A poda é solicitada via telefone pelo número 156 ou pelo aplicativo do Geocidadão. Nela são retirados 30% da área de folhas e é feita pelo município sem custo algum. Caso o morador queira ele mesmo fazer a poda, não pode retirar mais que 30% e, se for constatada a irregularidade, o mesmo pode levar uma multa.
Corte de árvores
O pedido de corte é feito na Secretaria do Meio Ambiente, via e-mail semampvai@gmail.com ou pelo aplicativo Geocidadão e só pode ser iniciado pelo proprietário do imóvel em que a árvore se encontra.
A Secretaria precisa de alguns dados:
Nome completo;
CPF;
Endereço;
Motivo do pedido;
Número da Unidade Consumidora da Copel (caso haja necessidade de desligamento da rede).
Após realizado o pedido, o responsável técnico da Copel da secretaria tem 15 dias para fazer a vistoria e dar o parecer conforme a lei municipal que fala sobre o código de arborização de Paranavaí.
Se não for autorizado, pode ser solicitado novamente após seis meses e, caso seja autorizado, o morador só
precisa aguardar o cronograma de execução para o corte que, em casos mais severos, variam em três diferentes graus: alto risco (01), médio (02) e baixo risco (03).
Caso tenha alguma dúvida, basta ligar na Secretaria do Meio Ambiente no (44) 3422-9958.
Como usar o Geocidadão – O aplicativo Geocidadão é um serviço gratuito e pode ser baixado em aparelhos com os sistemas Android e IOS.
Se você tem um celular com o sistema Android, clique aqui.
Caso tenha o sistema IOS para Iphone, clique aqui.
Nele você pode solicitar atendimento da Guarda Municipal, apontar problemas em postes ou com a iluminação pública e pedir a poda ou o corte de árvores.
Confira passo a passo. É simples, rápido e gratuito.