A edição deste ano da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí traz a maior programação técnica dos últimos 50 anos. Seminário e palestras vão abordar as principais atividades rurais da região, bem como de culturas para as quais a região apresenta vocação.
Os temas serão abordados dentro da Semana do Noroeste Agro, que acontecerá de 30 de maio a 3 de junho, no Parque Costa e Silva. Para organizar o evento, foi nomeada uma comissão, composta por diretores da Sociedade Rural, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e representantes do Sistema FAEP/Senar/Sindicato Rural de Paranavaí. O ciclo de palestras tem o apoio e patrocínio da Secretaria de Estado da Agricultura, Federação da Agricultura do Estado do Paraná e, para o seminário da cultura de mandioca, também da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) e Sindicato das Industrias de Mandioca do Paraná (SIMP).
PROGRAMAÇÃO
A Semana do Noroeste Agro será realizada em ambiente próprio no Parque Costa e Silva e terá início sempre às 13h30.
A abertura será no dia 30, segunda-feira, abordando a suinocultura. Vão palestrar Danilo Leal Rocha (da Agroceres PIC), que traçará um panorama geral e o crescimento da suinocultura brasileira e a contribuição da Agroceres PIC; Denise Porto Ferreira (Adapar) que falará sobre a sanidade animal na suinocultura; e Valdecir Luiz Mauerwerk (Frimesa) que discorrerá sobre o tema: sistema integrado de produção na suinocultura.
No dia 31, terça-feira, os temas se complementam: alternativa de energia na propriedade rural, com o consultor da FEP, Luiz Eliezer Ferreira; aspectos gerais da irrigação, com Emerson Fachin, consultor do GConci; e Otimização da Irrigação via Monitoramento do Solo e Evapotranspiração Calibrada – Solução em Tempo Real, com Adilson Chinatto.
Na quarta-feira (01) será realizado o Seminário da Cultura da Mandioca. Vão palestrar o professor Adalton Mazetti Fernandes (Centro de Raízes e Amidos Tropicais – CERAT), da Unesp, sobre manejo da fertilidade do solo em área de plantio direto de mandioca; o entomologista Rudiney Ringenberg, pesquisador da Embrapa, sobre manejo fitossanitário; o economista Fabio Isaías Felipe, pesquisador do CEPEA/USP sobre a conjuntura e expectativas para os mercados de mandioca, fécula e farinha e Bruno Gustavo da Silva, sibre a nova colhedeira de mandioca lançada no mercado.
No dia 2, quinta-feira, será a vez da citricultura. A primeira palestra será sobre os desafios no controle do psilídeo, com o agrônomo Guilherme Maniezo Rodriguez, da Fundecitros. Na sequência o fitopalogista Franklin Behlau, falará sobre os avanços no manejo do cancro cítrico com ênfase no uso otimizado de cobre; o agrônomo Marcos Valério Ribeiro vai abordar o manejo de poda dos pomares e a última palestra será sobre a legislação fitossanitária para a citricultura, com Orlando Antônio de Souza Hansen.
E a Semana se encerra tratando de ovinocultura e pecuária. Na sexta, dia 3, a primeira palestra será sobre a reprodução de ovinos, da cobertura ao parto, o que você deve saber para ter os melhores índices, com Carla d’Ancora Dias; depois o tema será sanidade Animal: febre aftosa, brucelose e turberculose, com Rafael Pallone Favreto, da Adapar; Adubação e manejo de pastagens é a próxima palestra com Simony Lugão; finalmente será tratado o tema ensilagem por Vanderlei Bett.
Vale lembrar que os alunos receberão certificado de horas no fim das palestras. Toda a comunidade pode se inscrever e os cursos são totalmente gratuitos.
Confira programação e faça sua inscrição pelo site da Sociedade Rural.
Fonte: Sociedade Rural do Noroeste do Paraná