(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Confira programação de palestras da ExpoParanavaí 2022

A edição deste ano da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí traz a maior programação técnica dos últimos 50 anos. Seminário e palestras vão abordar as principais atividades rurais da região, bem como de culturas para as quais a região apresenta vocação.

Os temas serão abordados dentro da Semana do Noroeste Agro, que acontecerá de 30 de maio a 3 de junho, no Parque Costa e Silva. Para organizar o evento, foi nomeada uma comissão, composta por diretores da Sociedade Rural, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e representantes do Sistema FAEP/Senar/Sindicato Rural de Paranavaí. O ciclo de palestras tem o apoio e patrocínio da Secretaria de Estado da Agricultura, Federação da Agricultura do Estado do Paraná e, para o seminário da cultura de mandioca, também da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) e Sindicato das Industrias de Mandioca do Paraná (SIMP).

 

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Noroeste Agro será realizada em ambiente próprio no Parque Costa e Silva e terá início sempre às 13h30.

A abertura será no dia 30, segunda-feira, abordando a suinocultura. Vão palestrar Danilo Leal Rocha (da Agroceres PIC), que traçará um panorama geral e o crescimento da suinocultura brasileira e a contribuição da Agroceres PIC; Denise Porto Ferreira (Adapar) que falará sobre a sanidade animal na suinocultura; e Valdecir Luiz Mauerwerk (Frimesa) que discorrerá sobre o tema: sistema integrado de produção na suinocultura.

No dia 31, terça-feira, os temas se complementam: alternativa de energia na propriedade rural, com o consultor da FEP, Luiz Eliezer Ferreira; aspectos gerais da irrigação, com Emerson Fachin, consultor do GConci; e Otimização da Irrigação via Monitoramento do Solo e Evapotranspiração Calibrada – Solução em Tempo Real, com Adilson Chinatto.

Na quarta-feira (01) será realizado o Seminário da Cultura da Mandioca. Vão palestrar o professor Adalton Mazetti Fernandes (Centro de Raízes e Amidos Tropicais – CERAT), da Unesp, sobre manejo da fertilidade do solo em área de plantio direto de mandioca; o entomologista Rudiney Ringenberg, pesquisador da Embrapa, sobre manejo fitossanitário; o economista Fabio Isaías Felipe, pesquisador do CEPEA/USP sobre a conjuntura e expectativas para os mercados de mandioca, fécula e farinha e Bruno Gustavo da Silva, sibre a nova colhedeira de mandioca lançada no mercado.

No dia 2, quinta-feira, será a vez da citricultura. A primeira palestra será sobre os desafios no controle do psilídeo, com o agrônomo Guilherme Maniezo Rodriguez, da Fundecitros. Na sequência o fitopalogista Franklin Behlau, falará sobre os avanços no manejo do cancro cítrico com ênfase no uso otimizado de cobre; o agrônomo Marcos Valério Ribeiro vai abordar o manejo de poda dos pomares e a última palestra será sobre a legislação fitossanitária para a citricultura, com Orlando Antônio de Souza Hansen.

E a Semana se encerra tratando de ovinocultura e pecuária. Na sexta, dia 3, a primeira palestra será sobre a reprodução de ovinos, da cobertura ao parto, o que você deve saber para ter os melhores índices, com Carla d’Ancora Dias; depois o tema será sanidade Animal: febre aftosa, brucelose e turberculose, com Rafael Pallone Favreto, da Adapar; Adubação e manejo de pastagens é a próxima palestra com Simony Lugão; finalmente será tratado o tema ensilagem por Vanderlei Bett.

Vale lembrar que os alunos receberão certificado de horas no fim das palestras. Toda a comunidade pode se inscrever e os cursos são totalmente gratuitos. 

Confira programação e faça sua inscrição pelo site da Sociedade Rural.

Fonte: Sociedade Rural do Noroeste do Paraná

Compartilhe: