O Boletim Covid desta segunda-feira (20) traz 10 novos casos de Covid-19. Os pacientes são um homem de 74 anos e nove mulheres com idades entre 29 e 76 anos. Com os resultados, obtidos até a tarde de sábado (18), Paranavaí agora acumula 14.068 diagnósticos positivos da doença, com 291 mortes. De acordo com a Secretaria de Saúde, 13.704 pessoas já passaram dos 14 dias de início dos sintomas e estão fora do período de transmissão. Outros 73 pacientes ainda estão com o vírus ativo, sendo monitorados pela equipe técnica.
No sábado, a Prefeitura de Paranavaí emitiu nota sobre o surto de Covid-19 no Asilo Lins de Vasconcelos, localizado na Vila Operária. Foram, até então, 32 idosos com resultado positivo para coronavírus, além de nove funcionários afastados, entre confirmações e suspeitas aguardando resultados de exames.
De acordo com o texto encaminhado pela Administração Municipal, foi preciso acionar equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) para o trabalho em conjunto com a Central de Leitos do Estado e a 14ª Regional de Saúde, para garantir os cuidados adequados aos idosos que precisaram de internamento hospitalar.
Segundo a Prefeitura de Paranavaí, a maioria dos casos positivos do asilo já havia sido contabilizada durante a semana passada. Apenas as confirmações de sábado é que entrarão na contagem de hoje e serão acrescentadas ao Boletim Covid de amanhã.
Confira, a seguir, a nota completa divulgada pela Prefeitura de Paranavaí no sábado:
NOTA OFICIAL
A Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar oficialmente a existência de um surto de Covid-19 no Asilo Lins de Vasconcelos, localizado na Vila Operária.
A Vigilância em Saúde de Paranavaí vem acompanhando a situação desde que foram confirmados os primeiros casos positivos na instituição.
O trabalho feito pelas equipes de Atenção Primária, coordenação do Idoso e Vigilância identificou idosos e funcionários positivos na instituição e foi realizada assistência desde então.
Já no início, a Vigilância acionou o setor de Assistência Social do município para dar todo respaldo e apoio no atendimento aos idosos.
Na última quarta-feira (15), a Vigilância acionou ainda o Ministério Público informando sobre a situação na instituição.
A Vigilância informou ainda que o Asilo já foi intimado com relação ao uso correto de EPIs e manejo clínico dos idosos.
Ontem (17) à tarde foi preciso acionar equipes do Samu e UPA, que estão trabalhando em conjunto com a Central de Leitos e Regional de Saúde para o atendimento dos idosos que necessitam de internamentos.
Até o momento foram positivados 32 idosos e 9 funcionários estão afastados/isolados (entre positivos e suspeitos aguardando resultados de exames).
Ainda não é possível precisar o número exato de pessoas encaminhadas para internamento, uma vez que a assistência na instituição continha acontecendo no dia de hoje.
Neste sábado (18) o município continua atuando no local, fazendo mais exames, encaminhamentos para internamentos e transferência (através da Central de Leitos) de pacientes com quadro mais grave para outros hospitais da Macrorregião.