A Vigilância em Saúde confirmou nesta segunda-feira (20) os dois primeiros casos da variante delta do coronavírus em Paranavaí. Segundo a nota emitida pela Vigilância, o monitoramento da circulação das cepas do vírus SARS-Cov-2 por sequenciamento genético para detecção de variantes, é realizado pelo laboratório de referência nacional Fiocruz/RJ. As amostras são selecionadas através de um plano de amostragem respeitando o quantitativo de testes estabelecidos para cada Estado.
Na última sexta-feira, dia 17, a Vigilância em Saúde de Paranavaí recebeu uma lista com os resultados dos exames colhidos no município. Entre as coletas por amostragem realizadas, duas tiveram resultados positivos para a variante delta. São dois homens: o primeiro, de 46 anos, não tem comorbidades relatadas, está com o esquema vacinal completo e o início dos sintomas foi registrado no dia 20 de agosto. De acordo com a Vigilância em Saúde, ele passa bem.
O segundo homem, de 80 anos, tinha comorbidades associadas, estava com o esquema vacinal completo e teve o início dos sintomas registrado no dia 5 de setembro. Morreu no último sábado, dia 18 de setembro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o setor de Vigilância Epidemiológica já está realizando uma investigação completa dos casos e um rastreamento para identificar a fonte das infecções. (Fonte: Prefeitura de Paranavaí)