Prefeitos, gestores e vereadores de todo o Estado participam nesta quinta e sexta-feira (23 e 24) em São José dos Pinhais, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, do 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e de diversas associações regionais de municípios. Principal evento sobre o uso de tecnologia, principalmente, nos pequenos e médios municípios, o Congresso vai debater os impactos da transformação digital dos serviços públicos no desenvolvimento socioeconômico das cidades.
A abertura, marcada para as 9h, contará com a presença da prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, do diretor da RCD, José Marinho, e do Secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital de São José dos Pinhais, Rafael Rueda Muhlmann. O credenciamento começa às 8h, com welcome coffee de recepção aos participantes. “A inovação deixou de ser apenas um diferencial e, hoje, é essencial para que as prefeituras consigam oferecer serviços mais ágeis, econômicos e centrados no cidadão. Receber um evento dessa magnitude coloca nossa cidade em posição de protagonismo no debate sobre cidades inteligentes”, destaca a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer. “É uma oportunidade para mostrar o que o município tem feito, mas também para aprender com boas práticas de outras regiões e fortalecer parcerias”, completa a prefeita.
O diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o é o espaço para que gestores possam trocar experiências e conhecer modelos e soluções de mercado, com foco em eficiência de gestão e melhor atendimento aos cidadãos. “Não existe outro caminho para melhorar a vida das pessoas. As cidades que investem em sistemas digitais e fomentam todo um ambiente de inovação atraem mais investimentos, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico. O objetivo do Congresso é facilitar essa troca de informações sobre como implantar processos de cidade digital e inteligente”, observa o diretor da RCD.
Entre os convidados do encontro estão o Coordenador Geral de Estudos e Conectividade no Ministério das Comunicações, Thyago Braun, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o Diretor de Inovação na Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado do Paraná, Thiago Rodrigo da Silva, o Superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, o Secretário de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital de Foz do Iguaçu, Luiz Teixeira, e o Secretário de Inovação, Tecnologia e Comunicação de Sidrolândia (MS), Denis Levati.
A programação completa pode ser conferida pelo sympla.com.br/rcd.
O secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Simot), Rafael Rueda, explica que da gestão de dados à oferta de serviços online, as ferramentas digitais estão se tornando o alicerce da eficiência e da transparência nas administrações municipais. “O Congresso propõe um mergulho nesse cenário, com painéis temáticos, palestras, cases de sucesso e feira tecnológica. Os participantes terão a oportunidade de conhecer soluções práticas implementadas em cidades paranaenses que já colhem resultados concretos em áreas como mobilidade, segurança, conectividade e planejamento urbano”, afirma Rueda.
Além das palestras e painéis temáticos, o evento contará com exposição de tecnologias e a entrega dos títulos de Prefeito Inovador 2025 e Projeto Inovador 2025, concedidos pela Rede Cidade Digital aos gestores que se destacam no uso de tecnologia como estratégica para aprimorar a gestão.
Durante o congresso, os participantes poderão conhecer soluções desenvolvidas por empresas como a Printer do Brasil, CPN, CTMGEO, Voxcity Tecnologia, Flugo, Ligga Telecom, SmarqTrack, Guaiba Soluções, Sigma/Fortinet, Metdata, Planeje TI, Portal de Compras Públicas, Wifire, IDS, Bike Fácil e Evolui Tecnologia, além de acompanhar casos de sucesso em cidades que adotaram políticas públicas digitais e inovadoras.
O 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e de diversas associações regionais de municípios, incluindo A Amunpar – Associação dos Municipios do Noroeste Paranaense.