(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Dia de Santo Antônio: 13 de junho
Dia de Santo Antônio: 13 de junho

SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO

Conheça a história por trás dos santos juninos

Está oficialmente aberta a temporada mais gostosa do ano: o mês das festas juninas. Regado a muito quentão, pipoca, pé de moleque e dança típica, junho também é mês de celebrar três santos muito significativos para o período: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Que tal conhecer um pouco sobre esses santos, segundo a tradição católica?

Santo Antônio, o santo casamenteiro

Natural de Lisboa, este santo sempre teve apreço entre os portugueses que trouxeram esta devoção para o Brasil. Além dos templos levantados sob sua invocação, é raro encontrar uma igreja que não tenha uma imagem sua. Padroeiro dos pobres, também é invocado para achar objetos perdidos.

O dia de Santo Antônio, popularmente chamado de santo casamenteiro, é comemorado no dia 13 de junho, dia da sua morte. Na véspera, dia dos namorados, as moças que querem casar fazem simpatias e orações ao santo.

São João, o santo festeiro

As festas juninas também são conhecidas como festas de São João, afinal esse é o mês do “santo festeiro” da comemoração. É possível que o nome decorra do mês, enquanto há quem justifique que São João é o motivador dessa nomenclatura. Vale lembrar que no princípio a festa era conhecida como Festa Joanina.

O dia de São João é comemorado em 24 de junho, dia do seu nascimento. Além de ter batizado Jesus, São João era seu primo e o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias. É protetor também dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabeça e de garganta.

A devoção a São João é popular devido aos portugueses. “João” foi o nome de vários reis de Portugal que faziam construir uma capela para honrar seu padroeiro.

São Pedro, o pescador

O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho, data da sua morte. Pescador, foi discípulo e o primeiro Papa da Igreja. Também é conhecido como o dia de São Pedro e São Paulo por ser a data da morte dos dois santos.

É visto como o primeiro papa da Igreja, e, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. É atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover e mudar o clima.

Como São Pedro é padroeiro dos pescadores, as cidades costeiras do Brasil quase sempre têm uma capela em sua homenagem, o que contribui para a popularização da festa.

Conhecer a história por trás dos eventos culturais do nosso Brasil é muito importante. Isso nos causa mais interesse e faz com que saibamos respeitar e entender as tradições.

E você, o que mais gosta nas festas juninas?

Dia de São João: 24 de junho
Dia de São Pedro: 29 de junho
Compartilhe: