Apesar do crescimento da presença feminina no mercado de trabalho, espaços de liderança ainda costumam ser tomados por homens. O IBGE revelou em pesquisa recente que apenas 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por elas, ou seja, bem menos da metade. Na contramão dessa estatística, empresas curitibanas contam com mulheres em posições de destaque que vêm conquistado público também fora do Paraná.
É o caso da Cookie Stories, fundada em 2014 pelas irmãs Rafaela e Camila Camargo, que aprimorou a receita tradicional do cookie americano e desenvolveu outros sabores além do clássico, conquistando um público fiel. Com cinco unidades já consolidadas em Curitiba, a empresa abriu recentemente a primeira loja fora do estado, em São Paulo. A marca valoriza ambientes modernos e sofisticados, no estilo “slow coffee”, e prioriza a experiência do consumidor. “É muito animador e emocionante ver a nossa marca crescer e atingir cada vez mais pessoas”, comenta Rafaela.
Na Tasty Salad Shop, marca referência em alimentação saudável, as mulheres são maioria em todos os setores: 60% do time, 70% das lideranças, 67% dos sócios e 70% dos franqueados. A união feminina fez com que a marca, que nasceu em 2013 em Curitiba, conseguisse ampliar sua atuação para outros dois estados, São Paulo e Santa Catarina. “Sentimos o mercado e ajudamos a gerar um novo comportamento de consumo saudável em Curitiba, sempre com a pegada de crescer com consistência e qualidade. Agora, queremos fazer o mesmo com o público paulistano e catarinense”, aponta Patricia Lion, sócia-fundadora da marca.
Mas as lideranças femininas vão além do universo gastronômico. Também na capital paranaense, nasceu em 2022 o clube de assinatura de livros Amora, que se dedica a divulgar autoras mulheres. A empresa é formada por quatro sócios, sendo três deles mulheres. “Há milhares de boas histórias já criadas por mulheres que merecem ser lidas, com espaço para narrativas diversas e inclusivas. A missão da Amora Livros é ser aquela livreira amiga, que te pega pela mão e indica obras que vão despertar ainda mais a sua paixão pela literatura”, conta Fernanda Ávila.
Já na área da saúde, a Anna Medicina Endocanabinnoide, startup que nasceu para facilitar o acesso dos brasileiros à cannabis medicinal e que já conta com dois espaços físicos para tratamento, chega ao mercado pelas mãos de Kathleen Fornari, CEO e cofundadora da marca. “Nosso propósito é acolher o paciente, tirar as suas dúvidas e apresentar os efeitos do CBD no corpo humano, além de oferecer treinamento para profissionais interessados”, explica.
A presença de mulheres em cargos de chefia também inspira outras profissionais no ambiente de trabalho. Na Páprica Comunicação, todas a coordenações são comandadas por elas, desde o setor de design até a de operações e pessoas. A agência criou, inclusive, um Comitê de Diversidade e Inclusão, com uma de suas pautas centrais focada em promover lideranças femininas. “É gratificante e libertador ver e acompanhar mulheres que são referência liderando os times e influenciando o crescimento profissional de outras colegas”, comemora Maria Victória Coimbra, líder do comitê na Páprica.