Na disputa do Campeonato Paranaense Sub-15 de Futebol, o Atlético Clube Paranavaí – ACP SAF será representado pelo Escola de Futebol Itaguajé, projeto que iniciou há 20 anos e que já revelou diversos jogadores para o futebol brasileiro.
O projeto, que tem por intuito trabalhar com categorias de base, leva o nome da cidade de fundação e está instalado no município até hoje. Itaguajé fica a cerca de 91 quilômetros de Paranavaí e tem pouco mais de 4.400 habitantes, segundo dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE.
O clube é administrado pelo advogado Benedito Braz e pelo ex-atleta profissional Aguinaldo (Bim). Braz conta que o projeto nasceu de um desejo de ambos em formar um time que revelasse jogadores para o futebol nacional.
Dentre os atletas já revelados pelo projeto estão: Elton – com passagem pelo Internacional; Rafael Longuini – passagem pelo Santos; Bruna Nazário – jogou no Vasco da Gama; Jesiel Miranda, atualmente jogando no Japão.
Desde a fundação, o Itaguajé já participou diversas competições nas categorias Sub-16, Sub-15, Sub-14, Sub-13 e Sub-12. Em jogos estudantis já foi campeão em várias etapas regionais, quatro vezes estadual e uma vez nacional.
Atualmente Itaguajé conta com 40 jogadores, vindos de diversas regiões do Brasil. Para esses jovens atletas é oferecido uma estrutura com mais de oito quartos, sala de reunião, sala de TV, refeitório, escritório, sala de jogos e piscina com churrasqueira para os meninos, além de campo de futebol.
De acordo com o diretor de Futebol do ACP, Adriano Pimenta, a estrutura do time foi um dos motivos para que a acordo fosse fechado.
“Essa parceria com o ACP está apenas iniciando e o objetivo principal é revelar atletas para atuar no profissional do clube”, diz Braz, que possuí uma ligação com o time paranavaiense. Ele já advogou para Paranavaí em anos anteriores.
No Paranaense, o Itaguajé irá usar os uniformes do ACP. Os mandos de campo ainda serão decididos. Na primeira fase do estadual, os adversários do representante de Paranavaí são três equipes de Maringá: Galo Maringá, Grêmio Maringá e Maringá.
Braz avalia que será uma chave muito difícil, pois são equipes acostumadas a disputar a competição. Mas ele ressalta a confiança em sua equipe. “Acreditamos muito no nosso trabalho e faremos uma boa participação.”