(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ARTIGO

Conheça os principais crimes eleitorais

Como você deve saber, esse ano teremos eleições e você que é eleitor ou candidato precisa se atentar a essas condutas que são crimes eleitorais e podem até levar à prisão, conforme a Lei 9054/97:

1 – Compra ou Captação de Votos: Doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, para tentar captar o voto.

Nesse caso a conduta pode resultar em até 4 anos de reclusão, multa e cassação do registro ou do diploma e todos os envolvidos respondem criminalmente.

2 – Boca de Urna: Abordagem feita no dia da eleição aos eleitores que se dirigem para a votação fazendo propaganda para tentar convencer a votar em determinado candidato.

Conduta punida com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

3 -️ Chuva de Santinhos: Espalhar grande quantidade de materiais de propaganda eleitoral pelas vias públicas.

Para este delito a lei prevê detenção de seis meses a um ano, e pagamento de multa.

4 – Uso da Máquina Pública: Utilizar recursos públicos de qualquer natureza, inclusive serviços, dependências, funcionários, para promover propaganda eleitoral e beneficiar partido político.

Nesse caso a punição será de detenção de 15 dias a 6 meses e pagamento de 30 a 60 dias-multa. Também respondem, além da autoridade responsável, os servidores que prestarem serviços e os candidatos, membros ou diretores de partido envolvidos.

5 – Inscrição Fraudulenta: Eleitor que se inscreve em duas cidades diferentes ou realiza a transferência do título de eleitor utilizando documentos falsos exclusivamente para votar em determinado candidato e obter alguma vantagem.

Aqui temos uma situação punível com até cinco anos de reclusão e pagamento de 5 a 15 dias-multa.

Também responde criminalmente com até dois anos de reclusão e pagamento de 15 a 30 dias-multa, quem induzir, instigar, incitar ou auxiliar alguém a se inscrever como eleitor de forma fraudulenta.

6️ – Coação ou Ameaça para Votar: Praticar violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar ou a não votar em determinado candidato ou partido, ainda que os objetivo não seja alcançado.

Conduta punida com até quatro anos de reclusão e pagamento de 5 a 15 dias-multa.

7 – Fraude do Voto: Votar ou tentar votar mais de uma vez para beneficiar algum candidato, é crime com pena de reclusão de até três anos.

8 – Divulgação de pesquisa fraudulenta: Divulgar pesquisa fraudulenta constitui crime punível com detenção de seis meses a um ano e multa.

SIGA A ADVOGADA NO INSTAGRAM: @adv.anafernandes

CONTATO WHATSAPP: 44 9919-0232

Compartilhe: